PARE, ESCUTE, OLHE

logo_pare.escute.olhe

Subjugados, nos antigos territórios que formam a atual Roménia, perseguidos e assassinados, pelo regime nazi, e compulsivamente exilados, na Península Ibérica, a exclusão e o preconceito sempre acompanharam os ciganos por onde quer que passassem. Infelizmente, esta história de discriminação ainda não chegou ao fim.

O Projeto PARE, ESCUTE, OLHE procura o fim do preconceito pelo conhecimento. O desconhecimento da história, dos hábitos e a caracterização abusiva dos traços ciganos certamente contribuíram para que a sua cultura se mantenha desconhecida e, por isso, suscetível à discriminação. A violência contra os ciganos está relacionada com a dificuldade de perceber uma realidade diferente dentro da nossa realidade.

O nosso objetivo é simples: desmitificar os preconceitos em relação a estes cidadãos, compreender as causas das suas dificuldades de integração e destacar os contornos que visam a sua integração no contexto sociocultural do país. Iremos, pois, refletir sobre a invisibilidade desta problemática, as representações negativas que lhes são imputadas e sobre a construção de pontes que facilitem a sua integração na sociedade.