Histórias de Vida

História de vida – Maria Gil

Maria Gil, mais conhecida por Maria da Fronteira, sempre se identificou como alguém que vive na fronteira que divide duas comunidades.


 História de vida – Olga Mariano

“O meu maior sonho é ver os nossos filhos ir para a faculdade e seguir a sua próprias carreiras”

Como o fundadora da Associação Para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas ou AMUCIP, Olga Mariano é uma portuguesa cigana de grande coragem e convicção. O objetivo do seu trabalho, com a AMUCIP, passa por reunir crianças ciganas e não ciganas, promovendo a inclusão, na tentativa de reduzir o absentismo escolar e também para conciliar a vida familiar e atividade laboral das mulheres ciganas.


História de vida – Tânia Sousa

Tânia Sousa nasceu numa família cigana tradicional, mas foi uma excepção em relação às outras meninas na sua infância.


Histórias de vida – Connect-R

Connect-R é a estrela do momento na cena hip-hop na Roménia. Quando a canção “Burning Love” recebeu o prémio de música do ano 2010 na Roménia, o cantor fez questão de afirmar o orgulho que tem em ser Cigano.

“Foi um acto de coragem porque na Roménia há muitos preconceitos sobre os ciganos. Eu pensei que era o momento ideal para dizer que um cigano também pode ter sucesso na vida. Quis mostrar ao mundo que não faz sentido utilizar a palavra cigano como um insulto. Por outro lado, quis mostrar aos meus pares que podemos fazer as coisas de outra maneira.”