Jornada Temática 23-10-2015

programa_ interculturalidade e participação

Interculturalidade e Participação

Programa 23-10-15

Um dia de reflexão e análise sobre a intervenção com comunidades cigana!

Serão dinamizadas várias atividades com diversos intervenientes, no sentido de proporcionar o debate nas temáticas da intervenção com comunidades ciganas, da luta contra as discriminações, da promoção da participação…

Inscrições em:

 cidadaniaeterritorio@gmail.com ou pareescuteolhe@adcmoura.pt.


Local: cineteatro  Caridade, em Moura.

A partir das 10h, durante todo o dia

Receção aos participantes, com visita às exposições: “A Mulher Cigana” (elaborada no âmbito do projeto Igualdade é desenvolvimento-Animar); Campanha #Sonhos Reais (Projeto PEO); Exposição de peças de roupa da marca Roma Trend (Etnoideia).

-

10h30/11h30

Workshop temático, pelo PEO: Gestão da diversidade cultural – modelos e práticas. Preconceitos contra ciganos, cultura cigana, experiências de intervenção…

-

11h30/13h

Dinámica: “Valores: a bússola da família” pela Family coaching – Sandra Belo e Ângela Coelho.

Investigar os próprios valores, conhecer e respeitar os valores das famílias com quem trabalhamos é fundamental quando se quer fazer um trabalho baseado numa relação de confiança. A dinâmica irá permitir descobrir como os valores de cada um têm um papel importante nos processos de mudança, apoiando os profissionais que trabalham com famílias a adquirir uma visão mais rica e próxima dessas famílias e do que as move

-

13h/14h

Almoço partilhado.

Pratos avulsos, ao gosto de cada um, para dar continuidade às conversas…

-

14h00/16h00

Tertúlia: A luta contra as discriminações raciais. Uma mostra do projeto PEO: como foi construído e para quê? com que expectativas e resultados? Quais expectativas para o futuro?

-

16h30/18h30

Tertúlia: Participação e intervenção com comunidades/territórios vulneráveis. Um confronto de ideais, uma conversa a grande escala sobre experiências pessoais e profissionais, aberto a todos, para refletir em conjunto.

18h30/19h

Concerto: música cigana, pelos jovens da Igreja Evangélica de Serpa.