Moura a gostar da sua música e dos seus músicos

1.
A ADCMoura desenvolve, entre 23 e 27 de Junho de 2014, uma iniciativa de promoção da música feita e tocada no concelho de Moura, em reconhecimento da diversidade e qualidade dos seus executantes e da importância que esta expressão artística assume no quotidiano e como parte do património cultural desta comunidade.
A proposta passa por registar em som e imagem a actuação, a solo ou em grupo, de músicos mourenses em ambientes informais. Não está posta de parte a captação de outros ambientes sonoros e visuais, aproveitando as festividades dos santos populares e do feriado municipal, que se comemora no dia 24 de Junho, assim como a realização de conferências paralelas sobre o tema.

2.
Para a ajudar nesta tarefa, a ADCMoura decidiu contactar o realizador Tiago Pereira, responsável pelo programa de rádio da Antena 1, O povo que ainda canta (que vai para o ar todos os Sábados, a partir das 6 horas, com repetição às 15) e pelo canal/arquivo de vídeos A música portuguesa a gostar dela própria (disponível na net em http://vimeo.com/mpagdp e no facebook do projecto).
No primeiro caso, trata-se de um programa construído com base nas recolhas musicais que o autor e a sua equipa realizam em todo país. Estes registos são o mote para a conversa com um convidado em estúdio.
No outro caso, estamos a falar de uma plataforma online de vídeos em que se celebra a surpreendente diversidade da música e onde cabem todo o tipo de músicos portugueses, sem excluir géneros ou formações musicais, desde o rock até ao fado, passando pelo jazz e pela música tradicional. Os vídeos são sempre filmados em espaços invulgares ou inóspitos, aproveitando por vezes os sons ambientes e criando intimidade com os músicos.
Este extenso trabalho de registo e divulgação, iniciado há cerca de cinco anos, valeu a Tiago Pereira, filho do músico Júlio Pereira, o Prémio Megafone, em 2010, que distingue projectos nacionais que estimulem a renovação da música de raiz tradicional.

3.
Para tornar possível a vinda do Tiago Pereira e da sua equipa a Moura, contamos desde a primeira hora com o apoio de entidades locais diversas que se quiseram associar a esta iniciativa. Desde logo entidades do universo da música, mas também entidades colaborativas / patrocinadoras sem quaisquer vínculos a esta temática.
Assim, é com grande satisfação que anunciamos a participação de:
_Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Guadiana Interior
_Conservatório Regional do Baixo Alentejo
_Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
_Taberna do Liberato
_Hotel de Moura
_Câmara Municipal de Moura
_União de Freguesias de Moura e Santo Amador
_Rádio Planície.

O objectivo comum desta parceria é, pois, o de contribuir para promover a música feita e tocada no concelho de Moura, sem esquecer a própria divulgação do território e das suas gentes.

Pode encontrar toda a informação respeitante a este projecto aqui.

 

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.