DSC01995
DSC01994
DSC02060
DSC02062
DSC01505
DSC01980

Barbearia Rola

BARBEARIA ROLA, Praça Sacadura Cabral, 39

Foi o pai, José Rola, que abriu as portas da barbearia, em 24 de Agosto de 1933. António Rola, nascido sete anos depois, seguiu-lhe as pisadas, mal terminou a quarta-classe. Até hoje.

Orgulha-se das ferramentas de barbeiro, guardadas em duas redomas, herdadas do seu iniciador. Podem ver-se pentes, tesouras, pincéis e navalhas de barbear, máquinas manuais e eléctricas de cortar cabelo, escovas, espanadores, pedras hume, lápis hemostático…

Com estes apetrechos e com os que usa actualmente já aparou cabelo, barba e bigode a muitos médicos, engenheiros e até presidentes de Câmara.

Por falar em “tesouras”, foi jogador de futebol de 1958 a 1964, na posição de “interior esquerdo” e sempre ao serviço do Moura Atlético Clube, sagrando-se campeão distrital na temporada de 1958-1959. Como atesta a fotografia exposta na barbearia, militavam nessa equipa, treinada por Rana, velhas glórias do MAC, como José Costa, Broncas, Garcez, Joca Costa, Nita, Bento Abril, Aníbal, Santa Maria, César, José Serra e, claro, o próprio Tói Rola.

Além de futebolista, foi, e continua a ser, um exímio jogador de Damas. Formando equipa com Aires Oliveira, David Palminha e Manuel Serrão, em representação do Centro Recreativo Amadores de Música Os Leões, conseguiu alcançar um segundo e terceiro lugares no campeonato promovido pelo INATEL. Outra fotografia, com os quatro jogadores mourenses, assinala a conquista deste último título na Foz do Arelho, em 2001.

O gosto pelo jogo de Damas transparece ainda num desenho emoldurado, datado de 1972 e assinado pelo artista mourense Álvaro Fialho (1914-1992). Mostra-nos o António Rola a medir forças com o José Manuel Garrido, já falecido, no antigo café Peninsular, hoje balcão do BPI.

Com este apego à modalidade, não surpreende a existência de um tabuleiro de jogo na barbearia, que, volta e meia, ganha vida, entre um corte e outro de cabelo. Vai uma partida?

Filipe Sousa

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.