Com as metodologias START pretende-se criar indivíduos empreendedores e escolas/entidades dinâmicas, actuais e participativas.

 

Parceria para a disseminação

 

Escola Profissional de Alte
Escola Profissional de Alte ENTIDADE INTERLOCUTORA

Agência Nacional para a Qualificação
Agência Nacional para a Qualificação

Associação In Loco
Associação In Loco

Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

Direcção Regional de Educação do Algarve
Direcção Regional de Educação do Algarve

 

O que é

O projecto START pretende divulgar e transferir as metodologias Clube Mais – Educação para o empreendedorismo e Balanço de Competências-chave para o Empreendedorismo, resultantes da junção de dois projectos EQUAL distintos (o projecto E+M - Empreender Mais e Melhor, desenvolvido em Moura, do qual resultou a metodologia Clube Mais - Educação para o empreendedorismo; o projecto INSISTE - Iniciativas Inovadoras Sustentáveis Território e Emprego, desenvolvido em Alte e São Bartolomeu de Messines, do qual resultou a metodologia Balanço de Competências-chave para o Empreendedorismo).

A parceria para a disseminação deste projecto é composta pela Escola Profissional de Alte (Entidade Interlocutora), Direcção Regional de Educação do Algarve, Agência Nacional para a Qualificação, Associação In Loco e Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

 

Metodologias

  • Baseiam-se no princípio do Ciclo de Aprendizagem Vivencial.
  • Valorizam os contextos formais, não formais e informais de aprendizagem.
  • Estimulam as competências empreendedoras nos participantes, através da utilização do jogo como ferramenta eficaz de vivência de situações-problema.
  • São participativas.
  • São transversais a qualquer estrutura curricular/oferta formativa.

Logo EQUAL     Ministério do Trabalho e Segurança Social     Insígnia UE

co-financiamento

 

 

D E S C A R G A S
RECURSOS PARA O EMPREENDEDORISMO
Recursos > Balanço de competências-chave Recursos > Clube Mais
Clube Mais – educação
para o empreendedorismo
FECHAR

Caixa de Ferramentas

  SUPORTE
1. bc individual da(o) participante - folha global
pdf
2. ficha de avaliação
pdf
3. alvo colectivo
pdf
4. relatório de avaliação
pdf

5. bc do grupo de participantes

pdf

6. folha parcial

pdf

Caixa de Ferramentas

  SUPORTE REF
A. EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E SENSIBILIZAÇÃO    
Ficha de avaliação dos participantes
.doc (97/2003) A.faa
Ficha de avaliação dos facilitadores
.doc (97/2003) A.fam
A.1. EMPREENDEDORISMO… AFINAL O QUE É?
   
Ficha de resultados
.doc (97/2003) A.1.fr
Ficha de divulgação da actividade
.doc (97/2003) A.1.fda
A.2. SEREI EMPREENDEDOR?
   
Teste do empreendedor
.doc (97/2003) A.2.te
Material de divulgação da actividade
.doc (97/2003) A.2.mda
A.3. MAIS FOTO
   
Material de divulgação da Actividade
.doc (97/2003) A.3.mda
Ficha de Actividade
.doc (97/2003) A.3.fa
Ficha de fotografia
.doc (97/2003) A.3.ff

A.4. SESSÃO DE DISCUSSÃO

   
Material de divulgação da Actividade
.doc (97/2003) A.4.mda

A.5. JOGO DAS CAIXAS DE FÓSFOROS

   
Material de divulgação da Actividade
.doc (97/2003) A.5.mda
Fichas de tarefas dos jogadores
.doc (97/2003) A.5.ftj
   
B. OFICINAS TÉCNICO-PROFISSIONAIS    
Pedido de colaboração
.doc (07/2003) B.pc
Folha de presenças
.doc (07/2003) B.fp
Ficha de avaliação dos participantes
.doc (07/2003) B.faa
Agradecimento da visita
.doc (07/2003) B.av
Documentação de apoio
.doc (07/2003) B.da
Material de divulgação da actividade
.doc (07/2003) B.mda
     
C. SESSÕES DE ESCLARECIMENTO    
Ficha de avaliação por parte dos participantes
.doc (97/2003) C.faa
Ficha de avaliação e monitorização por parte dos facilitadores
.doc (97/2003) C.fam
C.1. DAR CORPO À IDEIA
   
Material de divulgação da actividade
.doc (97/2003) C.1.mda

C.2. MINIMERCADO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

   
Material de divulgação da actividade
.doc (97/2003) C.2.mda
Informação das funções para consumidores e vendedores
.doc (97/2003) C.2.ifcv

C.3. MISSÃO POSSÍVEL

   
Material de divulgação da actividade
.doc (97/2003) C.3.mda

C.4. JOGO DO COMÉRCIO

   
Material de divulgação da actividade
.doc (97/2003) C.4.mda
Folha de regras
.doc (97/2003) C.4.fr
Tabela de custos
.doc (97/2003) C.4.tc

C.5. RESPONSABILIDADES E SUTENTABILIDADE

   
Material de divulgação da actividade
.doc (97/2003) C.5.mda
Grelhas de preenchimento
.doc (97/2003) C.5.gp
Conceitos base
.pdf C.5.cb
     
D.ACOMPANHAMENTO    
Principais passos para a constituição de uma empresa
.doc (97/2003) D.pce
O que é investimento
.doc (97/2003) D.inv
Plano de investimento
.xls (97/2003) D.pi
Viabilidade económica
.xls (97/2003) D.ve
Qualidade
.doc (97/2003) D.qua
Ética empresarial
.doc (97/2003) D.ee
Estatuto jurídico
.doc (97/2003) D.ej
Plano de negócios
.doc (97/2003) D.pn
     
E.OFICINAS DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR    
Ofício de pedido de colaboração
.doc (97/2003) E.opc
Ficha de avaliação da actividade
.doc (97/2003) E.faa
Ofício de agradecimento da visita
.doc (97/2003) E.oga

Formação

 

ENTIDADES

Formação à medida

Formação adaptada à organização (escola/centro de formação, empresa, etc..)  tendo em conta as suas especificidades (projecto educativo/formativo, estrutura curricular, áreas de intervenção, etc..) e as necessidades específicas dos seus técnicos.
Garantimos que a formação será ministrada por profissionais com domínio das metodologias, com experiência formativa e profissional na área. A formação deverá ocorrer nas instalações da entidade interessada (sala de formação e espaços ao “ar livre” para dinâmicas outdoor).
Inclui reunião prévia do coordenador da formação e/ou formador e o responsável da organização antes do início da formação com o objectivo de adaptar a estrutura da formação ao contexto organizacional e às necessidades da organização e dos seus técnicos.

> Apresentamos propostas à medida das suas necessidades.

Consultoria

Apoio à aplicação das metodologias (ou parte delas) no contexto organizacional das entidades, complementar à Formação, ou intervenção pontual para aprofundamento de determinado(s) aspecto(s).

> Apresentamos propostas à medida das suas necessidades.

 

Formação para Particulares

Animadores de Balanço de Competências-chave para o Empreendedorismo

> Curso Creditado pelo CCPFC para Formação Contínua de Professores (2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário)
> Nº de créditos: 0,6

Objectivos

O presente curso tem como objectivo formar animadores de balanço de competências-chave para o empreendedorismo, dotando-os de ferramentas para:

  1. Facilitar o processo de auto-diagnóstico de competências empreendedoras dos participantes.
  2. Desenvolver a atitude empreendedora dos participantes.
  3. Avaliar o impacto de programa(s) e/ou actividades, a nível das competências empreendedoras.

Destinatários
Profissionais envolvidos no processo formativo de áreas diversas como: coordenação, docência, animação ou orientação vocacional conhecedores dos cursos e das suas saídas profissionais, aqui denominados por facilitadores.

Programa

MÓDULO 1
Enquadramento da formação
> 1,5 horas
1.1. Apresentação dos formadores.
1.2. Apresentação dos formandos.
1.3. Objectivos da formação.
1.4. Diagnóstico de expectativas.

MÓDULO 2
Metodologias participativas de aprendizagem aplicadas ao Balanço de Competências-Chave para o empreendedorismo
> 3 horas
2.1. Papel do participante
2.2. Papel do facilitador
2.3. O ciclo de aprendizagem vivencial

MÓDULO 3
Balanço de Competências-Chave para o Empreendedorismo como ferramenta de diagnóstico
> 8 horas
3.1. O que é, como se organiza, mais valias.
3.2. Experimentação da metodologia, no papel de participante
3.4. Experimentação da metodologia, no papel de facilitador

MÓDULO 4
Aplicação do Balanço de Competências-Chave para o Empreendedorismo na(s) área(s) de actuação da entidade / no contexto profissional dos participantes
> 1,5 hora
5.1 Cenários de aplicação
5.2. Retro-alimentação: aplicação informática

MÓDULO 5
Avaliação da acção de formação
> 1 hora
6.1 Resultados da formação tendo em conta os objectivos da acção e as expectativas dos formandos
6.2 Eventuais constrangimentos à aplicação da formação
6.3. Propostas de melhoria

Locais > Faro – Centro Novas Oportunidades Associação In Loco, Praça de Alhandra (ex Casa da Serra)
Duração > 15 horas Nº de participantes: 15(mínimo) a 20 (máximo)
Nº de participantes > 12 a 22 (o curso só se realizará com o número mínimo de 12 participantes)

Datas > Conforme inscrições

Horário > Conforme inscrições

15 horas
Custo > Conforme inscrições

 

 

 

PARTICULARES

Facilitadores de Empreendedorismo

> I Curso Homologado pelo IEFP
para renovação do CAP.
> Curso Creditado pelo CCPFC para Formação Contínua de Professores (2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário.
> Nº de créditos: 1


Objectivos

  • Aplicar a formação para o empreendedorismo, integrando-a no plano curricular/oferta formativa da escola/entidade formadora;
  • Dinamizar sessões com base em metodologias participativas;
  • Assegurar um processo de auto-responsabilização, crescimento e aprendizagem ao longo da vida dos alunos/ formandos;
  • Aportar aos seus alunos/formandos as aprendizagens obtidas no sentido de lhes proporcionarem trunfos para o seu futuro profissional.

Destinatários
Profissionais envolvidos no processo formativo de áreas diversas como: coordenação, docência, animação ou orientação vocacional conhecedores dos cursos e das suas saídas profissionais, aqui denominados por facilitadores.

Programa

MÓDULO 1
Enquadramento da formação
> 1,5 horas
1.1. Apresentação dos formadores.
1.2. Apresentação dos formandos.
1.3. Objectivos da formação.
1.4. Diagnóstico de expectativas.

MÓDULO 2
Metodologia de formação para o empreendedorismo: um olhar transversal
> 3 horas
2.1. Abordagens conceptuais – competência e empreendedorismo
2.2. Metodologias participativas de aprendizagem
2.3. Os diferentes papéis: facilitador – participante
2.4. As ferramentas: Balanço de Competências e Clube Mais

MÓDULO 3
Balanço de Competências-Chave para o Empreendedorismo como ferramenta de diagnóstico
> 8 horas
3.1. Apresentação e exploração da ferramenta Balanço de Competências-chave para Empreendedorismo
3.2. Apresentação do Referencial de Competências-Chave para Empreendedorismo
3.3. Os diferentes papéis: facilitador VS participante
3.4. Balanço de Competências-chave para o Empreendedorismo: Desenvolvimento e aplicação de sessões

MÓDULO 4
Clube Mais como ferramenta de desenvolvimento de competências-chave para o empreendedorismo
> 8 horas
4.1. Apresentação e exploração da ferramenta Clube Mais - as diferentes fases: sensibilização, desenvolvimento de competências e construção de projectos
4.2. Os diferentes papéis: facilitador VS participante
4.3. Clube Mais – Educação para o Empreendedorismo: Desenvolvimento e aplicação de sessões

MÓDULO 5
Metodologia de formação para o empreendedorismo: integração curricular
> 3 horas
5.1 Planeamento e organização
5.2 Implementação
5.3. Retro-alimentação

MÓDULO 6
Avaliação da acção de formação
> 1,5 horas
6.1 Resultados da formação tendo em conta os objectivos da acção e as expectativas dos formandos
6.2 Eventuais constrangimentos à aplicação da formação
6.3 Retro-alimentação. Propostas de melhoria.

Locais > Faro – Centro Novas Oportunidades Associação In Loco, Praça de Alhandra (ex Casa da Serra)
Duração > 15 horas por 25 horas
Nº de participantes > 12 a 22 (o curso só se realizará com o número mínimo de 12 participantes)

Datas > Conforme inscrições

Horário > Conforme inscrições

25 horas
Custo > Conforme inscrições


Metodologias

.

Balanço de competências-chave para o empreendedorismo

O que é?
É uma ferramenta de auto-diagnóstico de competências-chave para o empreendedorismo e induz ao delineamento de estratégias individuais para o estímulo de uma atitude empreendedora. Assenta no exercício de Balanço de Competências, com base em metodologias participativas conduzidas segundo o Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV).

Trabalha sobre um referencial de 5 áreas de competência-chave para o empreendedorismo:
Expressão e Comunicação, Responsabilidade e Organização, Iniciativa e Criatividade, Trabalho em Equipa e Cooperação, Relações Interpessoais e Sociabilidade.

Apresenta um roteiro de sessões para trabalhar as áreas de competência em três momentos:
BC Inicial, BC Intermédio, BC Final.
No primeiro momento (BC Inicial) são trabalhadas as 5 áreas de competência propostas.

No segundo momento (BC Intermédio) são tratadas 3 áreas de competência: uma é definida pela entidade que organiza o processo, em função dos objectivos que pretende atingir; uma segunda é definida pelo grupo de participantes; e uma terceira é seleccionada individualmente por cada participante, de entre as cinco áreas de competência do BC Inicial ou outra totalmente à escolha.

No terceiro momento (BC Final) são trabalhadas todas as Áreas de Competência reflectidas nos momentos anteriores.

Balanço de competências-chave para o empreendedorismo
Imagem 1 Clube Mais

Características / Aspectos distintivos da metodologia:

  • Sensibiliza para as competências empreendedoras
  • Induz os formandos a delinearem as suas próprias estratégias de desenvolvimento de competências.
  • Assenta no pressuposto que os alunos/participantes são o ponto de partida do processo de aprendizagem.
  • Articula momentos de debate, dinâmicas e reflexão em grupo com momentos de auto-reflexão e registo individuais.
  • É uma ferramenta de fácil utilização para professores/formadores “trabalharem” as atitudes empreendedoras dos alunos/formandos.
  • É transversal a qualquer estrutura curricular.
  • Proporciona à escola/entidade pistas para adaptarem o seu projecto educativo/plano de actividades por forma a melhor responder às necessidades dos seus públicos-alvo (retro-alimentação).
  • Propõe uma metodologia de educação não formal, a utilizar em contextos educativos/formativos formais.
  • Operacionaliza políticas de educação para o empreendedorismo.
Balanço de competências-chave para o empreendedorismo
Imagem 3 Clube Mais

Quem pode utilizar?
Profissionais envolvidos no processo formativo de áreas diversas como: coordenação, docência, animação ou orientação vocacional conhecedores dos cursos e das e das suas saídas profissionais.

 

Potenciais grupos de utilizadores

  • Professores de Escolas Profissionais e de Escolas Secundárias com cursos profissionais; Professores de Cursos de Educação e Formação (CEF).
  • Formadores / Entidades Formadoras.
  • Formadores de adultos.
  • Profissionais de Centros de Emprego.
  • Profissionais de RVCC / Centros Novas Oportunidades.
  • Futuros profissionais da Educação/Formação, em formação (académica ou outra.)
Balanço de competências-chave para o empreendedorismo
Imagem 2 Clube Mais

Para que serve

  • Assegurar que os participantes são protagonistas da aprendizagem, através de metodologias participativas que promovem um processo de auto-responsabilização, crescimento e aprendizagem ao longo da vida.
  • Dotar os facilitadores e as escolas/entidades de ferramentas adequadas para trabalhar as atitudes empreendedoras dos participantes .
  • Aplicar a formação para o empreendedorismo, integrando-a de forma transversal no plano curricular/oferta formativa da entidade.
  • Operacionalizar políticas de educação para o empreendedorismo.

 

 

Suportes físicos

  • Manual formato papel
    Capa Manual Balanço de Competências-chave
  • Manual formato PDF
  • Caixa de Ferramentas (disponível em RECURSOS PARA O EMPREENDEDORISMO, no topo)
  • Aplicação informática para gestão da informação (disponível em RECURSOS PARA O EMPREENDEDORISMO, no topo)

 

A quem recorrer para saber mais

Associação In Loco

MORADA
Av. da Liberdade/ nº 101
8150-022 S. Brás de Alportel
Portugal

TEL 289 840 860

FAX 289 840 879 /78

@ inloco@mail.telepac.pt

WWW.in-loco.pt

 

Clube Mais – educação para o empreendedorismo
Clube Mais

O que é?
É uma ferramenta de desenvolvimento de competências para o empreendedorismo. Pressupõe uma articulação a três níveis, de acordo com a estrutura dos planos curriculares:

  • com a Área de Integração, permitindo a articulação de conteúdos programáticos com as actividades propostas, evitando a sobreposição e a dispersão de recursos).
  • com a Formação em Contexto de Trabalho, para maior aproximação ao mundo do trabalho e conhecimento das potencialidades locais).
  • com a Prova de Aptidão Profissional (PAP), proporcionando aos alunos um acompanhamento mais próximo e esclarecedor, dotando os seus projectos pessoais de uma estrutura mais sólida, inovadora e criativa.

A metodologia consiste num conjunto de actividades:

Exploração de conceitos e sensibilização
Sessões de curta duração, onde os participantes discutem os conceitos associados ao empreendedorismo, às motivações e ao auto-conhecimento.

Oficinas técnico-profissionais
Sessões de média duração, onde os participantes contactam, em grupo, com iniciativas inovadoras nas suas áreas de formação, experimentando a actividade quotidiana da entidade que desenvolve a iniciativa.

Sessões de esclarecimento
Sessões de curta duração, onde os participantes exploram, em momentos lúdicos e de reflexão, as fases do processo de criação de desenvolvimento de um projecto, empresarial ou não.

Acompanhamento
Sessões de apoio à estruturação dos projectos profissionais e de familiarização com os processos de gestão, qualidade e inovação.

Oficinas de formação complementar
Sessões de curta duração onde os participantes, por tema de projecto, contactam com experiências inovadoras na sua área, técnicos especializados de uma forma personalizada, com o objectivo de um acompanhamento posterior, até à finalização do projecto.

Clube Mais – Educação para o Empreendedorismo
Imagem 3 Clube Mais

Características / Aspectos distintivos da metodologia

  • Aposta na consolidação dos projectos pessoais dos participantes, aportando um método de condução dos seus projectos individuais, com preocupação com a qualidade, com o território e com o mercado.
  • Baseia-se em metodologias participativas baseadas no Ciclo de Aprendizagem Vivencial em que os alunos/formando são o ponto de partida do processo de aprendizagem.
  • Disponibiliza aos professores/formadores um conjunto de ferramentas para estímulo do empreendedorismo dos jovens.
  • Promove a articulação entre a Área de Integração, a FCT e PAP, favorecendo a conjugação de recursos, para a obtenção de melhores resultados no percurso profissional e pessoal dos alunos/formandos.
  • Propõe uma articulação com a estrutura da Escola/Cursos.
  • Aposta na valorização do território, recursos endógenos e oportunidades locais.
  • Pressupõe uma adaptação fácil a outros contextos territoriais e de ensino, pela abordagem clara que faz às problemáticas do ensino e curricula e pela descrição das actividades e metodologias e sua apresentação sequencial.
  • Operacionaliza políticas de Educação para o Empreendedorismo.
Clube Mais – Educação para o Empreendedorismo
Imagem 1 Clube Mais

Para que serve?
A metodologia visa proporcionar aos alunos a aquisição de saberes e de saberes-fazer a partir da familiarização com o processo de criação de um projecto pessoal, empresarial ou não, ligado a situações profissionais, permitindo desenvolver competências e comportamentos de inovação, de autonomia, de criatividade, de espírito de iniciativa e de organização, favorecendo o acesso ao emprego.
O Clube Mais serve para:

  • Motivar os alunos para a construção de projectos pessoais;
  • Mobilizar os professores/formadores para actividades de promoção de empreendedorismo;
  • Facilitar a articulação entre escola e comunidade Operacionalizar metodologias das políticas de educação para o empreendedorismo.

 

A quem se destina?
Profissionais de escolas/entidades formadoras envolvidas no processo formativo, podendo ser assegurado por: director(a) pedagógico(a), coordenador(a) de curso, orientador(a) educativo(a)/director(a) de turma, outro(a) professor(a), psicólogo(a), animador(a) sociocultural, etc.

Clube Mais – Educação para o Empreendedorismo
Imagem 2 Clube Mais

Potenciais grupos utilizadores

  • Professores de Escolas Profissionais e de Escolas Secundárias com cursos profissionais; Professores de Cursos de Educação e Formação (CEF).
  • Formadores / Entidades Formadoras / Cursos IEFP.
  • Formadores de adultos.
  • Profissionais de RVCC / Centros Novas Oportunidades.
  • Futuros profissionais da Educação/Formação, em formação (académica ou outra.)

 

Suportes Físicos

 

A quem recorrer para saber mais

ADCMoura
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

MORADA
Travessa da Misericórdia , 4 -1º
7860-072 MOURA

TEL 285 25 4931

TEL+FAX 285 25 3160

@ adcmoura@adcmoura.pt

WWW.adcmoura.pt

 

 

Documentos úteis

POR

ING

ESP