A Bolsa de Valores Sociais é uma plataforma, inédita na Europa, reconhecida pela UNESCO e ONU, destinada a promover o encontro entre Organizações da Sociedade Civil, com resultados comprovados nas áreas da Educação e Empreendedorismo Social, e investidores sociais (doadores), dispostos a apoiar os seus projectos através da aquisição de acções sociais, no mínimo 10 acções, ao preço de 1 euro por acção.
Seja cidadão a título particular ou empresa, torne-se um investidor do projecto Capital Aldeia, promovido pela ADCMoura – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura, adquirindo parte das 94 mil acções cotadas na Bolsa de Valores Sociais de Portugal, uma iniciativa da Associação Atitude – responsável pela criação, no Brasil, da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo -, em parceria com a Euronext Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação EDP.
Para o investidor, o retorno não é o lucro financeiro como acontece no mercado bolsista tradicional, mas o da satisfação de poder ajudar uma ou mais organizações no desenvolvimento dos seus projectos de acção social. Ou seja, na BVS as receitas não são mensuráveis em lucro, mas sim convertíveis em progresso e desenvolvimento comum.
Para investir nas “boas acções” do projecto Capital Aldeia, que nunca perderão valor, visite o site da Bolsa de Valores Sociais em www.bvs.org.pt e dê as “ordens de compra” no valor de 10 euros ou mais, efectuando o respectivo pagamento via cheque, cartão de crédito, transferência bancária ou voucher.
A BVS garante a qualidade dos projectos cotados, a máxima confidencialidade dos dados e informações dos investidores recolhidos pelo seu site, assim como a aplicação dos fundos com eficácia, sem consumo lateral de recursos, e a possibilidade do investidor poder acompanhar a aplicação do seu investimento, com total transparência, além dos benefícios fiscais inerentes a uma doação.