acção 4

Roda-Viva 2/3
ACTIVIDADES TRADICIONAIS

objectivos a atingir

Apoiar o desenvolvimento da base económica local nas áreas do artesanato e das produções agroalimentares.

Promover formas de associativismo como modo de aumentar as oportunidades de venda para o artesanato, outros produtos oficinais e produtos agroalimentares de qualidade.

Recuperar e revalorizar antigas produções, saberes-fazer e tecnologias de uma forma moderna e criativa (criar mesmo novos artigos, adaptados às exigências actuais), mas sem desvirtuar as suas características, isto é, sem pôr em risco a qualidade dos produtos/artefactos e as raízes que os diferenciam.

Promover a complementaridade entre as artes e ofícios e outras actividades geradoras de riqueza, como a agricultura, o ambiente e o turismo, numa lógica de pluriactividade e pluri-rendimento.

Nobilitar/ qualificar as artes e ofícios tradicionais e os artesãos do concelho, numa perspectiva económica, social e cultural, designadamente prevenindo a extinção das actividades artesanais, determinada pela escassez e idade avançada dos mestres artesãos.

Promover a interacção entre os núcleos de produção/formação relacionados com as actividades tradicionais e as comunidades em que se inserem, valorizando sobretudo o efeito demonstrativo e didáctico dos projectos para o envolvimento em outras iniciativas, de modo a reforçar-se a motivação e a auto-estima e os valores de identidade e pertença local.

 
Roda-Viva 2/3