acção 2    
 
         
   

Objectivos

Potenciar o envolvimento colectivo de múltiplos agentes locais no planeamento e avaliação de projectos estratégicos para o território

Dotar o concelho de Moura de uma Rede de Apoio Directo à Iniciativa Local para o apoio à criação e desenvolvimento de iniciativas

Qualificar o apoio técnico à iniciativa, nas suas fases de concepção e desenvolvimento inicial
Instituir uma cultura empreendedora nos processos educativos dos jovens

Promover acções de educação para o empreendedorismo junto dos jovens

 

Actividades

1.
Dinamização de Forum Local de Prospectiva e Estratégia
Constituição de Forum Local, amplamente participado e de natureza permanente, com vista ao aprofundamento de aspectos territoriais relacionados com emprego, criação de empresas e dinamismo empresarial no concelho e à definição e avaliação partilhadas de acções concretas de fomento do empreendedorismo, designadamente através dum Plano de Marketing Territorial.
O Forum pressupõe a dinamização de Grupos de Trabalho temáticos, sob coordenação de cada um dos membros da PD, tendo como funções, relativamente a cada tema: a construção e monitorização de indicadores territoriais; a identificação de oportunidades, constrangimentos, etc; a apresentação e acompanhamento de propostas de acção, com a identificação de metodologias e respectivos intervenientes.
Os Grupos de Trabalho têm autonomia na definição do respectivo funcionamento, embora devam inscrever-se numa estratégia geral definida para esta acção com o apoio de consultores.

2.
Realização de Jornadas de Prospectiva e Estratégia
Evento anual (Maio 06 e 07), inserido no funcionamento do Forum PE, para apresentação e debate públicos dos resultados dos Grupos de Trabalho, que conduza à identificação de um conjunto de acções articuladas e priorizadas, destinadas a dinamizar o tecido produtivo local e a aumentar a competitividade externa do território. No 2º ano, estas funções serão alargadas à avaliação e redefinição das medidas, após a sua implementação ao longo de um ano (os Grupos de Trabalho manterão o seu papel de permanente actualização de diagnósticos e de animação/acompanhamento das iniciativas).
O evento contém os seguintes momentos: 1) prévia disseminação inter-grupos dos resultados dos trabalhos; 2) 1º dia de Jornadas com a apresentação pública dos resultados; 3) 2º dia de recurso a metodologias participativas para a concretização de um Plano de Acções.
As orientações estratégicas emanadas das Jornadas serão um importante instrumento de trabalho para as restantes actividades deste Projecto.

3.
Desenvolvimento de Acções de Marketing Territorial
Desenvolvimento das acções definidas a partir das Jornadas de Prospectiva e Estratégia, quer directamente, no que respeita à concretização das propostas relacionadas com a imagem exterior do Território, quer indirectamente, através dos esforços de animação de outros actores, identificados como elementos-chave na prossecussão de alguns dos objectivos traçados - o Plano, lembre-se, deverá conter propostas concretas de acção, assim como aspectos metodológicos relevantes e respectivos intervenientes.
Os seus resultados serão avaliados na segunda Jornada de PE (act. 2).

4.
Constituição e dinamização da rede de apoio directo à iniciativa local
Plataforma de trabalho comum às entidades que apoiam a iniciativa empresarial (ADCMoura, CMM - gestão do FAME, Gabinete de Licenciamentos -, Centro de Emprego, Grupo de Trabalho do PEDAR, Associação Nacional de Direito ao Crédito, Região de Turismo Planície Dourada, outras) visando:
- o apoio integrado a iniciativas empresariais/ associativas;
- a agilização de procedimentos burocráticos;
- a compatibilização entre aspectos legais da criação e expansão empresariais e candidaturas a incentivos.
Bolsa de consultores especialistas (direito, arquitectura, gestão, recursos humanos, design, entre outros), assegurando o suporte técnico imprescindível à construção de projectos empresariais com condições de sustentabilidade, portadores de inovação e qualidade.

Material de divulgação: “maleta” contendo informação de interesse para o promotor (folheto sobre os serviços no âmbito da Rede, incentivos em vigor; manuais sobre criação e gestão de empresas; legislação sectorial; legislação sobre I.O.; etc.)
Sistema de funcionamento em rede (intranet e reuniões periódicas de acompanhamento).

5.
Modelo de Tutoria de Projectos
Modelo de tutoria apoiado na existência da rede interinstitucional e bolsa de consultores.
Inclui:
-Acolhimento inicial dos projectos, apoio à definição da ideia e à concretização;
-Acompanhamento pós-criação do negócio num período de 6 meses: apresentação a cada promotor dos serviços que podem ser prestados no âmbito da rede (elaboração de documentos, orientações sb/ processo contabilístico, facturação e obrig. fiscais, legislação sectorial, acons. jurídico, etc.); visitas periódicas p/ garantir relação de proximidade entre tutor e promotor;
- Figura do Tutor de Projecto (seleccionado de entre uma equipa de técnicos generalistas e empresários experientes) p/ acompanhar todo o processo associado a cada caso;
- Sessões de sensibilização para conhecimento de “Casos de Sucesso” pensadas em função das características de cada projecto e das necessidades específicas dos promotores: recurso a empresas consideradas inovadoras ou exemplos de qualidade nos vários aspectos da gestão.

6.
Sessões de esclarecimento para empresários/ portadores de ideias de negócio
Sessões em horário flexível, em formato workshop, destinadas a aumentar o grau de esclarecimentos dos empresários (e de potenciais promotores de projectos), bem como dos profissionais que apoiam a iniciativa empresarial, em relação a temas relevantes para o exercício da actividade empresarial, por ex.:
- Criação da Própria Empresa
- Contabilidade e Fiscalidade
- Organização e Gestão de Empresas
- Internet
- Qualidade
- Licenciamento Comercial e Industrial
- Igualdade de Oportunidades


A selecção dos temas a abordar é feita em função das necessidade de informação e esclarecimento manifestadas pelos empresários no Inquérito às Empresas realizado durante a A1 e também da análise dos resultados de estudo mais aprofundado sobre o empresariado, a levar a cabo no âmbito da Act. 1. Será ainda tida em conta a necessidade de preparar os empresários locais para tirar partido das novas oportunidades económicas ligadas ao FV e ao panorama ligado à criação da albufeira de Alqueva.

7.
Formação de Tutores de MPE
Formação teórico-prática, envolvendo:
- componente de formação em sala destinada a aumentar as competências dos técnicos que prestam apoio às empresas (internos e externos à PD), proporcionando-lhes a indispensável base técnica para a intervenção no terreno (gestão empresarial, tutoria e acompanhamento, conhecimento do território e das potencialidades, etc.);
- componente de formação prática, privilegiando as metodologias “saída de campo” e “estudo de caso”. Baseia-se em visitas a instituições diversas (ADL’s com actuação no apoio às empresas, Associações de Empresários, gabinetes de apoio ao empreendedorismo associados a universidades, incubadoras de empresas públicas e privadas, Centros de Formalidades de Empresas, etc.) nacionais e estrangeiras: forma de aprendizagem pela experiência, que favorece a apropriação dos conceitos e das práticas e a construção de uma espécie de “cultura geral” na área do acompanhamento de iniciativas empresariais/ associativas/ ...

8.
Oficinas Técnico-Profissionais
12 sessões de pré-formação, em que se proporciona aos jovens o contacto com áreas profissionais diversificadas, sendo abordados os conteúdos específicos de cada profissão, pondo em práticas as técnicas utilizadas inerentes, bem como aspectos relativos ao percurso formativo e profissional dos formadores.
Sessões de 7 a 14 horas para a generalidade do alunos de todas as escolas acima do 9º ano e sessões com duração mais alargada para os alunos das turmas da Escola Profissional de Moura que desenvolvem actividades específicas no âmbito do Clube Empreender + e Melhor, com vários momentos de realização: introdução, aplicação de conceitos, troca de experiências, realidades locais, avaliação, para que alunos e formadores possam aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de ideias de negócio e projectos de investimento, na valorização das potencialidades dos recursos locais e aproveitamento dos factores que favoreçam o emprego.

9.
Programa de Actividades para o Empreendedorismo
Conjunto de actividades para a comunidade educativa (alunos participantes no Clube Empreender + e Melhor, formadores e técnicos da Escola Profissional de Moura), nas quais se desenvolvem: acções de sensibilização para formadores da Escola Profissional de Moura, de acordo com as necessidades específicas no âmbito da educação para o empreendedorismo; acompanhamento/tutoria de jovens, por parte de especialistas e empresários, no desenvolvimento das suas Provas de Aptidão Profissional, que funcionam como projectos de implementação de ideias inovadoras e geradoras de emprego na região; sessões de discussão (mesas redondas, fóruns) de temas ligados à problemática do empreendedorismo e factores determinantes para a concretização de ideias de negócio, por parte dos alunos; actividades lúdico-pedagógicas para jovens empreendedores, para exploração de temas associados ao empreendedorismo nos mais vários aspectos, resultando num registo em vários formatos do trabalho desenvolvido.

 

Duração

24 meses, com início previsto para Julho de 2005

 

Resumo do projecto

A intervenção proposta parte de uma perspectiva integrada dos desafios, constrangimentos e oportunidades ligados à problemática da criação de empresas no concelho de Moura, ponderando a necessidade de actuar tanto a montante do surgimento das iniciativas empresariais (fomento do empreendedorismo), como no período pós-criação, através da implementação de um sistema qualificado de tutoria/ acompanhamento que contribua para o aumento da sustentabilidade dos projectos e para o fortalecimento da base económica local. Uma outra componente estruturante do projecto, indissociável e em permanente articulação com as anteriormente referidas, é a criação de formas específicas de envolvimento colectivo dos actores locais no planeamento e avaliação de estratégias de desenvolvimento do território, que possam servir de base ao trabalho dos diversos agentes que apoiam a criação de empresas, proporcionando-lhes acesso privilegiado a informação útil, previamente sistematizada e de natureza abrangente, por oposição a um conhecimento meramente sectorial da realidade.

Concretamente pretende-se:
- Construir e colocar em funcionamento um Fórum de Prospectiva e Estratégia, amplamente participado e vocacionado para a produção, apresentação e avaliação de propostas concretas de actuação na área do marketing territorial;
- A criação e dinamização de uma Rede de Apoio Directo à Iniciativa, composta pelas diversas entidades, que no concelho estão ligadas ao apoio à criação de emprego e de empresas (em processos de constituição, licenciamento, consultoria, promoção, gestão de programas de financiamento, etc.)
- O desenvolvimento de acções de formação para um grupo interinstitucional de tutores de PME (técnicos e empresários experientes) visando aumentar a sua capacidade de resposta às necessidades específicas dos (potenciais) empreendedores e a qualificação dos serviços de tutoria/ acompanhamento;
- A criação de um Clube Empreender na Escola Profissional de Moura, fomentando o contacto dos jovens com a realidade empresarial e com casos de sucesso, apoiando o envolvimento no desenvolvimento de ideias de negócio e projectos de investimento em áreas inovadoras e com potencialidades de crescimento na região.

A inovação assenta, essencialmente, nos processos adoptados:
- Recurso a metodologias de envolvimento e participação directa dos agentes, destinatários e populações: ênfase em processos de empowerment;
- Comunicação e articulação permanente entre as organizações, graças ao trabalho em parceria, com recurso entre outros canais, às novas TIC;
- Criação de oportunidades de aprendizagem pela experiência e pelo contacto com boas práticas: importância das práticas de divulgação e disseminação, como forma de assegurar a apropriação dos instrumentos e metodologias criadas com o projecto e a consequente continuidade das acções após o final do projecto.