GRUPOS
DE TRABALHO
SÍNTESE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO
CONTEXTO
Durante a sessão de trabalho realizada pretendeu-se avaliar a
satisfação dos diferentes participantes, de acordo com
as suas perspectivas particulares, em relação às
acções desenvolvidas no âmbito do Projecto de Envolvimento
Parental nas Escolas.
DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS
Logo após a sessão plenária de introdução
e apresentação, deu-se início aos trabalhos de
avaliação. Estes trabalhos foram estruturados de acordo
com um conjunto de metodologias participativas que visaram a plena participação
e envolvimento dos participantes no processo de avaliação
do projecto. Foram, para o efeito, constituídos três grupos
de trabalho:
A_ Pais e educadores
B_ Professores
e agentes educativos
C_ Técnicos
das entidades parceiras
Decorrendo em paralelo, os trabalhos de cada grupo passaram por três
fases distintas:
1ª Fase_
Reflexão individual. Os participantes tiveram
oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as acções
do projecto, através da observação de um largo
conjunto de materiais expostos, da leitura de documentação
referencial disponibilizada, da resposta a questões de base lançadas
para suscitar a reflexão e do contacto livre com os restantes
participantes.
2ª Fase_
Painel Progressivo. Nesta fase os participantes estabeleceram,
de forma progressiva, um conjunto de questões relevantes para
o processo de avaliação do projecto. A discussão
livre e aberta proporcionou a socialização e a troca de
opiniões e perspectivas próprias, as quais se consubstanciaram
em questões-chave do projecto. As respostas às questões-chave
identificadas foram discutidas e consensualizadas em cada grupo.
3ª Fase_
Grupos Rotativos. No decurso desta fase aprofundou-se o debate
sobre cada uma das questões identificadas e resumiram-se as linhas
orientadoras da acção no contexto das diferentes etapas
do projecto (estratégia e objectivos; organização
e funcionamento; meios e recursos utilizados; resultados concretos).
Desta fase resultou um documento que sintetiza as forças e fraquezas
que caracterizam o projecto.
Por fim foram sistematizados os resultados obtidos em cada grupo de
trabalho, tendo estes sido apresentados e discutidos em sessão
plenária de encerramento. Concluiu-se a discussão dos
pontos propostos para análise. Os participantes procederam igualmente
à avaliação da sessão de trabalho em que
participaram durante o dia. Após a entrega dos certificados de
participação, deu-se por encerrado o encontro.
GRUPOS DE
TRABALHO
GRUPO
A PAIS E EDUCADORES
Síntese dos resultados
QUESTÕES SUMÁRIO | EVIDÊNCIAS
RESULTANTES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O que correu bem?
• O empenhamento das pessoas envolvidas;
• Empenho dos poucos pais que participaram;
• Integração positiva dos alunos na escola;
• A utilização de materiais e recursos adequados.
O que podia ter corrido melhor?
• Maior participação dos pais e sobretudo do “pai”;
• O reconhecimento dos objectivos gerais das actividades por pais
e alunos e professores;
• Mais actividades do tipo visitas;
Quais os pontos fortes?
• Participação dos pais e alguns elementos da comunidade
no processo educativo e na escola;
• Fazer a ligação entre a família e o espaço
escola (início de um processo longo);
• Conclusão da maioria das actividades.
Quais os pontos fracos?
• Fraca mudança de mentalidades; Descrença (muitos
pais afirmam ser perca de tempo);
• Fraca participação de pais e educadores;
• O não reconhecimento dos objectivos e da sua importância.
Quais as dificuldades encontradas?
• Mobilizar a comunidade em geral;
• Articulação do horário laboral dos pais
com as actividades;
• Resistência a actividades não habituais, novas
actividades;
• O factor tempo como argumento para a baixa participação.
Que lições para o futuro?
• Participação e envolvimento dos pais na definição
dos objectivos;
• Apostar em mais actividades inovadoras de carácter geo-estratégico;
• A troca e partilha de experiências e saberes entre escolas/comunidades;
• A importância da continuidade do projecto e das actividades
realizadas; Preservar e ampliar os resultados atingidos;
• É necessário mais envolvimento de pais e professores.
GRUPO
B PROFESSORES E AGENTES EDUCATIVOS
Síntese dos resultados
QUESTÕES SUMÁRIO | EVIDÊNCIAS
RESULTANTES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O que correu bem?
• Adequação dos objectivos e das estratégias
às potencialidades e necessidades do meio escolar e comunitário;
• Técnicos competentes e empenhados; Materiais e equipamentos
adequados para as actividades a desenvolver;
• Resultados globais positivos.
O que podia ter corrido melhor?
• Maior participação de todos os parceiros na fase
de planificação; Maior colaboração de alguns
elementos (pastor) na fase de execução;
• Actividades deveriam ser menos espaçadas no tempo; Ajuste
de calendarização.
Quais os pontos fortes?
• Diversidade e adequação das estratégias
e das actividades;
• Parcerias adequadas;
• Boa organização;
• Impacte na comunidade local (interesse / atitude / valorização
/ conhecimento).
Quais os pontos fracos?
• Não cumprimento de todos os objectivos;
• Descontinuidade das actividades;
• Envolvimento de todos na planificação e avaliação
dos resultados;
• Meios e materiais pouco explorados;
• Pouca participação dos pais.
Quais as dificuldades encontradas?
• Projecto longo para o tempo previsto;
• Pouco envolvimento dos pais nas actividades propostas;
• Perfil de alguns colaboradores;
• Sensibilização do público-alvo.
Que lições para o futuro?
• Arranjar estratégias para um maior envolvimento dos parceiros;
• Arranjar estratégias para motivar alguns intervenientes
importantes na organização e execução das
actividades;
• A importância da continuidade dos projectos.
GRUPO
C TÉCNICOS DAS ENTIDADES
PARCEIRAS
Síntese dos resultados
QUESTÕES SUMÁRIO | EVIDÊNCIAS
RESULTANTES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O que correu bem?
• Estratégia de envolvimento dos diversos parceiros;
• Escolha das actividades a desenvolver;
• Interesse e motivação em prol dos projectos;
• Alavancagem (aproveitamento dos recursos materiais e técnicos
existentes);
• Sensibilização / Possibilidade de continuidade
dos projectos.
O que podia ter corrido melhor?
• Definição de objectivos ambiciosos demais;
• Estratégia de envolvimento de professores e pais;
• Inexistência de momentos de avaliação durante
a execução dos projectos;
• Rede de informação e comunicação.
Quais os pontos fortes?
• Objectivos escolhidos em função da especificidade
da comunidade;
• Tema abordado em cada comunidade e escolha dos parceiros;
• Valor, interesse e espírito de "sacrifício"
da entidade mediadora/promotora (ADCMoura); Optimização
de recursos materiais e financeiros;
• Acumulação de "Know-how" e construção
de redes (capital social);
• Envolvimento contínuo dos alunos; Curiosidade da comunidade
em geral.
Quais os pontos fracos?
• Falta de envolvimento da comunidade no desenvolvimento dos objectivos;
• Falta de envolvimento dos professores e dos pais;
• Falta de trabalho em rede na troca de informação;
• Limitação do programa de financiamento quanto
à afectação de recursos;
• Não conclusão da obra referente a alguns projectos.
Quais as dificuldades encontradas?
• Concretização de "demasiados" objectivos
• Disponibilidade dos parceiros (professores, encarregados de
educação)
• Dificuldades de articulação entre os diversos
intervenientes (ex: Escola)
• Tempo e gestão do calendário
• Indisponibilidade e desinteresse dos pais e comunidade;
Que lições para o futuro?
• Reflectir e avaliar de forma mais regular e plural objectivos
e estratégias;
• Mostrar as vantagens de integrar as actividades nos currículos
escolares;
• Direccionar as actividades para os vários intervenientes
(ex: pais)
• Melhorar a plataforma de comunicação e divulgação
(ex: comunicação social)
• Reforçar 2 critérios: persistir e envolver
REFLEXÕES INICIAIS
Da análise das questões de base em reflexão e debate
pelos diferentes grupos (A, B e C), foram apuradas os seguintes resultados
simples:
Qual a influência
do grupo nos resultados do projecto?
Grupo
A
Pais e Educadores
0_ Influência determinante
6_ Muito influente
2_ Pouco influente
0_ Sem influência
Grupo
B
Professores e Agentes Educativos
4_ Influência determinante
7_ Muito influente
0_ Pouco influente
0_ Sem influência
Grupo
C
Técnicos das Entidades Parceiras
9_ Influência determinante
3_ Muito influente
0_ Pouco influente
0_ Sem influência
O que define
o sucesso do Projecto?
Grupo A
Pais e Educadores
. A escolha de temas em que a comunidade se reveja;
. A consciencialização dos alunos sobre a envolvente;
. A alegria das crianças enquanto aprendem coisas novas;
. A mudança de mentalidades;
. A plena participação dos pais e educadores;
. A participação activa e responsável de todos
nas diferentes fases do projecto;
. A mudança de postura dos pais em relação à
escola;
. Os impactos reais na escola e na comunidade;
. A natureza do projecto (aliciante, motivador, bem organizado);
. Implementação de acções e actividades
de carácter contínuo.
Grupo
B
Professores e Agentes Educativos
. Ter ideias
e participar no seu desenvolvimento;
. Os benefícios para a escola;
. A mudança de postura dos pais relativamente à participação
no processo educativo dos filhos;
. O aumento da participação e interesse dos pais na escola;
. A natureza do projecto: ser aliciante e objectivo;
. A intervenção da família no projecto;
. A plena participação dos pais;
. A regularidade das actividades do projecto;
. A mudança de mentalidades;
. A alegria das crianças para com o projecto;
. Todas as metas terem sido atingidas;
. A descoberta dos valores do território: "olhar em redor
com olhos de ver";
Grupo C
Técnicos das Entidades Parceiras
. Definição da estratégia; Organização
do grupo de trabalho;
. Reconhecimento de valores esquecidos; Escola como espaço de
moldagem educacional e cívica;
. Envolvimento contínuo e participação activa da
comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares, pais, técnicos
e outros) nos objectivos traçados e execução das
actividades;
. Definição de objectivos realistas e actividades exequíveis;
Resultados duradouros das iniciativas dos projectos;
. Perspectivar impactos directos ao nível dos comportamentos;
Mudança positiva na mentalidade;
. Out-puts do projecto; Concretização de um objectivo
final;
. Escolha da temática face à comunidade que se pretende
abranger (necessidades e interesse);
. Evidenciar o crescimento do projecto e os resultados palpáveis
como forma de verificação de sucesso;
. Contacto directo com os participantes e verificação
de alterações de hábitos após a concretização
do projecto;
. Sustentabilidade de algumas actividades (continuarem "por si"
mesmo após a finalização do projecto);
. Vontade da maioria (participantes e colaboradores) de continuar e
melhorar;
. Avaliação do grau de satisfação dos agentes
envolvidos nos diversos projectos e comunidades de pertença;
. Transformação de visões negativas ou desinteressadas
acerca dos recursos do território e das oportunidades a eles
associadas por visões positivas que considerem o seu impacto
na mudança do meio local. |