Projectos  

ENVOLVIMENTO PARENTAL NA ESCOLA
ACÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS

    Projectos    
     

Inserido num projecto mais vasto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário candidatado ao Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS, Medida 5.1), o Projecto Envolvimento Parental na escola está presente em sete Escolas Básicas do 1º ciclo, uma Escola Básica Integrada e três Jardins de Infância, estando representadas todas as localidades do concelho de Moura (Amareleja, Moura, Póvoa de S. Miguel, Safara, Santo Aleixo da Restauração, Santo Amador, Sobral da Adiça).

Contempla um conjunto diversificado de actividades pedagógicas dirigidas a alunos e pais, com forte componente experimental, prática e traduzível em produtos tangíveis com forte impacto a nível das respectivas comunidades. Estas actividades decorrem da identificação de temas federadores que têm por base o levantamento prévio de necessidades não satisfeitas e/ou a valorização de recursos dos referidos territórios pelos diferentes actores deste processo (pais, alunos, professores e técnicos), que nele participam como co-autores e co-actores, na medida em que são chamados a envolver-se nos diferentes momentos de planificação e concretização de actividades e avaliação de resultados.

Em Amareleja, o tema consiste na criação de uma horta pedagógica na escola; em Moura, no arranjo paisagístico da escola; na Póvoa de S. Miguel e Estrela, na importância dos ecossistemas de montado de sobro e azinho; em Safara, na valorização do património construído da aldeia e da arquitectura tradicional de um modo geral; em Santo Aleixo da Restauração, no estudo e aproveitamento das potencialidades do baldio comunitário; em Santo Amador, na observação e conservação de aves; em Sobral da Adiça, na identificação das potencialidades da Serra da Adiça, nomeadamente nas suas componentes de hidrogeologia, biologia e património cultural.

Esta ligação ao meio permite desde logo uma maior contextualização da Acção Educativa Escolar e a sua adequação às especificidades locais, possibilitando que a escola se transforme progressivamente num pólo de desenvolvimento dos territórios onde se encontra inserida.