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bolos

São oito as unidades industriais de fabrico de bolos a operar no concelho, não se incluindo neste número as empresas de panificação e ainda os fabricantes que exercem a actividade a título informal. Duas das empresas trabalham com fornos de lenha e todas elas utilizam habitualmente produtos agroalimentares do concelho na confecção de bolos de padaria e de pastelaria, designadamente azeite, queijo, requeijão, mel e gila. Em duas destas empresas, a produção surge claramente orientada para o fabrico de bolos de pastelaria, detendo o chamado "bolo de amassadura" uma quota irrisória no total do volume de vendas. Por outro lado, estamos perante uma indústria constituída por unidades de pequena dimensão e com uma participação significativa de membros do agregado familiar do empresário em seis dos casos. Estas unidades, que evidenciam em três dos casos alguma capacidade empregadora, mobilizam mão de obra essencialmente feminina (num total de 44 trabalhadores, 28 são mulheres), predominando o exercício permanente a templo pleno da actividade na fábrica.
No plano comercial, a produção é canalizada essencialmente para o circuito curto, que compreende uma rede de retalhistas (mercearias, mini-mercados, super-mercados e restaurantes) espalhados pelos concelhos de Moura, Serpa, Barrancos, Mértola e Reguengos e Monsaraz. Mesmo assim, três dos empresários trabalham também com revendedores dos concelhos de Lisboa, Amadora, Almada, Barreiro e Setúbal, assegurando em dois dos casos o próprio transporte e distribuição, o que pode ser visto com um sinal de vitalidade da capacidade exportadora destas empresas. Com um papel não negligenciável surge a seguir a venda directa, exercida na própria sede das instalações industriais ou então em locais de venda descentralizados (uma das empresas recorre a esta estratégia comercial).
Actualmente, a ADCMoura, no âmbito da Acção 4 do projecto RODA-VIVA, encontra-se a trabalhar com algumas destas empresas, sobretudo no capítulo da promoção e comercialização dos produtos, seja em feiras especializadas, seja recorrendo a processos de parceria e contratualização com casas comerciais, seja através da elaboração de suportes de comunicação, de que são exemplos a criação de catálogos e de um site na Internet.


Este texto tem por base os resultados constantes do inquérito realizado em 2001 pela ADCMoura às empresas agroalimentares do concelho.

   
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