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São
oito as unidades industriais de fabrico de bolos a operar no concelho,
não se incluindo neste número as empresas de panificação
e ainda os fabricantes que exercem a actividade a título informal.
Duas das empresas trabalham com fornos de lenha e todas elas utilizam
habitualmente produtos agroalimentares do concelho na confecção
de bolos de padaria e de pastelaria, designadamente azeite, queijo, requeijão,
mel e gila. Em duas destas empresas, a produção surge claramente
orientada para o fabrico de bolos de pastelaria, detendo o chamado "bolo
de amassadura" uma quota irrisória no total do volume de vendas.
Por outro lado, estamos perante uma indústria constituída
por unidades de pequena dimensão e com uma participação
significativa de membros do agregado familiar do empresário em
seis dos casos. Estas unidades, que evidenciam em três dos casos
alguma capacidade empregadora, mobilizam mão de obra essencialmente
feminina (num total de 44 trabalhadores, 28 são mulheres), predominando
o exercício permanente a templo pleno da actividade na fábrica.
No plano comercial, a produção é canalizada essencialmente
para o circuito curto, que compreende uma rede de retalhistas (mercearias,
mini-mercados, super-mercados e restaurantes) espalhados pelos concelhos
de Moura, Serpa, Barrancos, Mértola e Reguengos e Monsaraz. Mesmo
assim, três dos empresários trabalham também com revendedores
dos concelhos de Lisboa, Amadora, Almada, Barreiro e Setúbal, assegurando
em dois dos casos o próprio transporte e distribuição,
o que pode ser visto com um sinal de vitalidade da capacidade exportadora
destas empresas. Com um papel não negligenciável surge a
seguir a venda directa, exercida na própria sede das instalações
industriais ou então em locais de venda descentralizados (uma das
empresas recorre a esta estratégia comercial).
Actualmente, a ADCMoura, no âmbito da Acção 4 do projecto
RODA-VIVA, encontra-se a trabalhar com algumas destas empresas, sobretudo
no capítulo da promoção e comercialização
dos produtos, seja em feiras especializadas, seja recorrendo a processos
de parceria e contratualização com casas comerciais, seja
através da elaboração de suportes de comunicação,
de que são exemplos a criação de catálogos
e de um site na Internet.
Este
texto tem por base os resultados constantes do inquérito realizado
em 2001 pela ADCMoura às empresas agroalimentares do concelho.
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