Agroalimentares    

enchidos

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São sete as unidades industrais de enchidos, devidamente licenciadas, a operar no concelho - todas elas propriedade de talhantes/ comerciantes - que incorporam processos de qualidade na confecção dos produtos, de que é exemplo o fumeiro tradicional, à base de lenha de azinho.
Estas salsicharias mobilizam mão de obra essencialmente feminina (num total de 27 trabalhadores, 23 são mulheres), com uma participação significativa de membros do agregado familiar do empresário. Prevalece, por outro lado, o exercício permanente a tempo pleno da actividade na salsicharia, embora em duas das empresas seja representativo o trabalho temporário motivado pela sazonalidade da produção (a "época alta" decorre entre Novembro e Abril).
Registando um valor médio que ronda os 15 mil quilos/ano por unidade trasformadora, a produção de enchidos surge orientada sobretudo para o mercado local (revenda a pequenos comércios e a um supermercado e comercialização directa nos próprios talhos/comércios dos empresários). Hoje em dia, a maior parte da carne utilizada como matéria prima é de proveniência industrial (sobretudo do Montijo e Rio Maior), com excepção de um caso em que o empresário cria ele próprio os animais que leva a abater no matadouro de Beja. Espanha surge também como abastecimento alternativo, sobretudo de carne de porco preto.
Neste momento, a ADCMoura encontra-se a trabalhar com duas destas empresas, esperando poder vir a contar com as restantes para efeitos da promoção dos seus produtos, da ampliação da sua capacidade exportadora e da consolidação e aumento da empregabilidade. Dos esforços desenvolvidos neste âmbito, destaca-se a presença em feiras e em eventos dedicados à mostra, degustação e comercialização de produções agro-alimentares, de que é exemplo a CubaLeader. Toda esta estratégia, que contempla ainda a edição de um catálogo e de um site promocionais, tem valido o reconhecimento dos empresários envolvidos, devido não apenas ao aumento das vendas registado, mas também à captação e fidelização de novos clientes, a maior parte deles vindos de fora do concelho.

Este texto tem por base os resultados constantes do inquérito realizado em 2001 pela ADCMoura às empresas agroalimentares do concelho.

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