Espírito de entre-ajuda posto à prova

Onze famílias de Vale do Touro, nos arredores de Moura, viviam há quinze dias privadas de água nas torneiras de suas casas. Foram quinze dias de constante vaivém destas famílias, entre o bairro e os fontanários públicos de Moura, para se abastecerem do precioso líquido, com os inconvenientes que tal situação acarreta. O problema deveu-se a uma avaria no quadro eléctrico que comanda a bomba de extracção de água do furo artesiano, localizado no centro do bairro. E que só esta tarde (26 Abril 2022) ficou resolvido com a pronta intervenção do Hugo Ramalho, um jovem electricista que aceitou o convite da ADCMoura e a quem a ADCMoura agradece publicamente. Esta foi também uma boa oportunidade para a comunidade pôr à prova a sua capacidade de auto-organização na resposta a problemas, incluindo a angariação dos meios financeiros necessários para custear a obra: aquisição de equipamento e serviços especializados. Hoje foi dia de festa no Vale do Touro, porque a água voltou a correr nas torneiras das habitações. No final, todos os habitantes se mostraram muito gratos à ADCMoura e ao Hugo pelo apoio. A ADCMoura e os habitantes do Vale do Touro a moverem montanhas. A construírem novos e melhores futuros com os Bairros Saudáveis.

Nota: Apesar desta conquista, é bom lembrar que um quarto da comunidade cigana do concelho de Moura continua a não ter acesso a água nas torneiras das suas habitações (ver Inquérito aos Agregados Familiares da Comunidade Cigana do Concelho de Moura, Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais de Moura, ADCMoura / CMMoura, Moura, 2022).

Fotografias:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid04PhpX8bfuUwS488kFrFMeQarbiXmCHCmcKcZfeyZ7WgZzYANEBRLU6QFzG2ZRQ8Gl&id=108591041590894

You may also like...