«O mais importante é perseguir os sonhos, estar aberto para estudar e melhorar sempre, e acreditar que somos capazes, às vezes contra tudo e contra todos! E vocês também conseguem! Pensem nisso.»

Não é todos os dias que Moura recebe concertos de música. Muito menos de música flamenca e de canto cigano. E menos ainda se for um flamenco reinventado, aberto às influências dos ritmos cubanos e do jazz latino, como propõem Diego el Gavi (voz, e que voz!), Victor Zamora (piano), Paulo Croft (guitarra) Carlos Mil-Homens (cajón), Ricardo Pinto (trompete) e Leo Espinosa (baixo). O resultado desta fusão de estilos e origens artísticas dos intérpretes é uma música que não se ouve todos os dias, uma sonoridade que não se fecha num só género, e que chegou para derrubar barreiras e promover a interculturalidade, contribuindo ao mesmo tempo para desmistificar a cultura cigana. Foi, por isso, um privilégio e uma agradável surpresa ter em Moura, no dia 6 de Junho, no palco do Cine-Teatro Caridade, este sexteto improvável de grandes músicos, tal como ver na plateia ciganos mourenses, como os do bairro do Espadanal, empolgados com o espectáculo. O workshop que antecedeu o concerto foi igualmente inesquecível. Dirigido por três dos músicos (Diego El Gavi, Paulo Croft e Carlos Mil-Homens), nele foram abordados, num registo teórico-prático, a origem e a evolução histórica do flamenco, a sua cultura, as diferentes correntes do flamenco atual, ritmos e sonoridades e ainda outros temas, como tangos, alegrias de cádiz e estruturas. Uma aula diferente que encantou os adultos mas sobretudo um grupo de crianças de Sobral da Adiça e Moura (bairros do Espadanal e Vale do Touro). Não passou despercebido o brilho do seu olhar e a postura concentrada como beberam cada conselho dos músicos. «Porque para se ser músico, de resto, como outra profissão qualquer» – diz Diego el Gavi – «o mais importante é perseguir os sonhos, estar aberto para estudar e melhorar sempre, e acreditar que somos capazes, às vezes contra tudo e contra todos! E vocês também conseguem! Pensem nisso.» O concerto em Moura faz parte da iniciativa “Tour Diego El Gavi: Seis Cidades, Seis Workshops, Seis Concertos” e é um projeto do ACM, I.P., promovido com o apoio dos Municípios e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), através do Fundo Social Europeu (FSE).

Fotografia:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0iEqamxcxKoHb4ChpcDfQE8tJhUzSbH3Wh8ZZ6PwnoAG2EUKzbk5J3yumaE3CzFkXl&id=108591041590894

You may also like...