Nós, os Ciganos…

“Ninguém opta por ser ou não cigano, nascemos como elementos pertencentes a uma etnia minoritária com uma identidade muito própria. É a partir daí que somos identificados como grupo, como ciganos.

Não me envergonho de ser cigano… embora o simples facto de pertencer a esta etnia faça com que nós os ciganos tenhamos que lidar com a rejeição. Chegarmos a um local e olharem-nos como diferentes traz a revolta e como não sabemos defendermo-nos verbalmente ou através de legislação de apoio, utilizamos a força física como forma de auto-defesa.

Actualmente os ciganos estão a enfrentar um processo de mudança. Por um lado estamos a aprender a lidar com a lei e com o facto de esta nos defender e não apenas nos incriminar. Por outro lado, a quebra da venda ambulante, empurra os nossos filhos para a escola em busca de melhores condições de vida no futuro, o que se traduz numa maior abertura aos valores e costumes da sociedade dominante.

Existe uma maior abertura ao exterior, mas ainda existem constrangimentos ao nível das tradições ciganas e por isso temos que mediar a nossa vida em função da sociedade dominante e da nossa própria cultura.

Em Portugal as tradições ciganas ainda estão muito vivas e para preservarmos uma cultura milenar como a nossa é necessário sermos coesos e unidos! Assim sendo, nós os ciganos temos de viver dentro da lei e da cultura dominante, mas defendendo os nossos valores enquanto ciganos!”

 

João da Cruz dos Reis (Bairro Municipal de Porches) in …, 2007, Edição da Câmara Municipal de Lagoa

You may also like...