A importância da mulher na abertura da comunidade cigana à sociedade

Para alguns investigadores as comunidades ciganas têm um desfasamento de cerca de 20 anos em relação à sociedade. Porém a realidade está a mudar uma vez que as mulheres com mais e melhores estudos começam a definir o rumo da comunidade cigana, adaptando a sua cultura e tradições aos tempos atuais. E exemplo disso é que muitas das mulheres ciganas procuram na escola e nos estudos formas de realização pessoal que lhes permita contribuir para a evolução do seu grupo de pertença.

Hoje deixou de ser comum as raparigas ciganas abandonarem a escola. No entanto, não nos esqueçamos que esta decisão, quando tomada, é tida como uma estratégia defensiva, uma estratégia de proteção da comunidade. De acordo com o antropólogo André Correia, do Centro de Estudos Territoriais (CET) do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), a mulher tem um papel fundamental na coesão familiar e na transmissão da cultura cigana aos filhos.

Assim, a frequência de níveis de ensino mais avançados ou de cursos profissionalizantes traz efeitos muito positivos. É no seio deles que elas vão aprendendo a conviver com outras mulheres, nomeadamente não ciganas, muitas vezes em situações sociais e económicas semelhantes, em espaços que promovem um olhar mais atento em relação a si próprias, sobre o seu papel enquanto indivíduo para além de filha, nora, mãe, sogra ou viúva. Progressivamente, têm vindo a utilizar este espaço/tempo para si próprias, enquanto mulheres, para se descobrirem enquanto pessoas que podem contribuir para a sociedade. E, paulatinamente, as regras, os usos, os costumes são repensados e adaptados a uma nova realidade social.

É essencial perceber que as mulheres educam os filhos e incentivam-nos a percorrer o caminho da escolaridade, com objetivo de alcançar um futuro melhor, mais confortável e mais risonho. Por isso, elas lutam, com todas as suas forças, ainda que discretamente, para que as novas gerações possam vir a fruir dos instrumentos básicos de emancipação – ler, escrever, contar, utilizar os computadores, compreender a burocracia – isto é, possuir a instrução necessária para poderem integrar a sociedade enquanto cidadãos europeus.

Ainda que pouco reconhecido, o papel das mulheres ciganas é importantíssimo pois desempenham um papel fundamental no processo de evolução social do povo cigano. As mulheres ciganas são o fio condutor para a evolução de toda a cultura cigana, e passa por elas a abertura da comunidade à sociedade envolvente. O processo é moroso mas o caminho está a ser percorrido.

You may also like...