A Ciganofobia e o Anti-ciganismo

Anti-ciganismo, Anti-gitanismo, Romafobia ou Ciganofobia são termos que representam a discriminação de que a comunidade cigana é alvo. O anti-ciganismo é em si um fenómeno social complexo, que se manifesta através da atribuição abusiva de características negativas e estereotipadas e de discursos preconceituosos e discriminatórios.

A postura que a sociedade assume perante este grupo étnico baseia-se, não raras vezes, no desconhecido ou em equívocos que contribuem para o desenvolvimento de comportamentos discriminatórios que, invariavelmente, prejudicam a plena integração dos ciganos na sociedade. Muitas vezes, ao invés de se abordarem os problemas que afetam esta comunidade fala-se e foca-se a origem étnica a quem são atribuídas características negativas que, infelizmente, acabam por marcar todos os indivíduos que pertencem a este grupo.

A falta de representação e influência social da comunidade cigana, como parte de uma desejada política identitária, sujeita o grupo às definições estereotipadas da sociedade. Assim, a caracterização dos ciganos é definida por um conjunto de ideias negativas que derivam de uma conceção distorcida resultante de séculos de exclusão ou que advêm de estereótipos romanceados criados pela literatura e cultura popular.

Os estereótipos e os preconceitos contra os ROMA são muitas vezes opostos ao pensamento racional. Em muitos casos, estes estereótipos e preconceitos dizem mais do ambiente cultural da sociedade que analisa e caracteriza a comunidade cigana do que os próprios “ciganos e ciganas”. Elaborando uma lista de ideias sobre o que se pensa dos ciganos, nota-se que as conceções são incongruentes e nada têm a ver com a realidade, mas uma parte da sociedade continua agarrada a elas como verdades inquestionáveis.

Os estereótipos e os preconceitos contra os ciganos estão de tal forma enraizados que na grande maioria dos casos não é reconhecida. Um indício evidente do anti-ciganismo é a facilidade e a crença que muitas pessoas apresentam no momento de fornecer um retrato detalhado da comunidade, mesmo que nunca tenha mantido uma relação estreita com um individuo de etnia cigana: como eles se apresentam, como vivem e como eles se comportam. E, muitas vezes, o mau comportamento de uma só pessoa é suficiente para rotular automaticamente todos os elementos desta comunidade.

O anti-ciganismo e ciganofobia só podem ser superados se a sociedade admitir a sua existência. Nada pode mudar a mentalidade das pessoas se estas não estiverem conscientes da realidade: o problema não é a comunidade cigana mas o anti-ciganismo. A chave para reverter e contradizer os estereótipos negativos passa pela interação direta entre as pessoas, na comunicação social e através da educação.

You may also like...