Mexe-te, pela tua saúde!

Muitos dos problemas de saúde que afectam as comunidades ciganas devem-se a uma deficiente alimentação e hábitos sedentários. De facto, o sedentarismo ou ausência de actividade física regular está relacionado com doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, as doenças cardiovasculares, a diabetes de tipo 2 e outras patologias que incapacitam e determinam a perda de qualidade de vida e uma baixa esperança média de vida dos ciganos e ciganas portugueses, que, como é sabido, é inferior em cerca de 15 anos à da restante população. Para prevenir estes e outros problemas de saúde e substituir a “gordura por músculo” têm sido realizadas nos últimos meses, nos bairros do Espadanal e Vale do Touro, e mesmo fora deles, diversas actividades destinadas a todas as idades que combinam a actividade física, o exercício e o desporto. Desde as que implicam o dispêndio de energia, como saltar, correr, jogar ou andar de canoa, às que implicam competição saudável, como o futebol, sempre em ambiente de diversão e companheirismo.Por isso: mexe-te, pela tua saúde! – é a nossa proposta para todos os dias do ano.Estas são actividades que concorrem para o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável nº 3, da Agenda 2030 da ONU: «Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades».

Nota: Um agradecimento especial é devido ao Grupo 28 de Moura – Escoteiros de Portugal e à Câmara Municipal de Moura pela colaboração prestada em algumas das actividades.

Fotografias:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0Ev5b1qp4Zam19yZKNf88Csujc8XCR6u1hM7FbjFtyZdmzLQX74XWLFi7QGk6Vd7Kl&id=108591041590894

You may also like...