Histórias de Vida

História de vida – Paula Martins

Olá, o meu nome é Paula Filipa Reis Martins nasci em 2003, tenho 18 anos, nascida e criada em Faro. A minha família é composta por 6 elementos, ou seja os meus pais e 4 filhos, eu sou a mais velha dos 4 irmãos irmãos, e somos orgulhosamente ciganos de pai e de mãe.

Com 6 anos comecei a frequentar o 1º ano, na escola EB1 Escola do Carmo, onde completei 1º ciclo sem reprovar nenhum ano. Nesta mesma escola foi onde comecei a fazer as primeiras amizades, eu era um pouco tímida e raramente falava, mas tinha os meus amigos que me apoiaram, também tinha as professoras Elsa e Rosa que me ajudaram bastante quando tinha algumas dúvidas ou dificuldades nas matérias.

História de vida – Bruno Prudêncio

Eu, Bruno Fernandes Prudêncio, filho de pai e mãe ciganos, nascido a 06 de junho de 1981 na cidade de Coimbra, enquanto os meus pais foram fazer uma feira nessa cidade. Passado 12 dias de vida fui levado para casa dos meus pais, que vivem na cidade do Porto que fica a Norte do nosso país.

Com seis anos de idade, a minha mãe que é analfabeta teve discernimento de que, para me dar um futuro melhor, precisava me inscrever na escola primária nº1 da Triana (EB. 1 da Triana). Sendo nessa mesma escola que fui descobrindo o gosto por aprender e que trago até hoje presente na minha vida.

História de vida – Cátia Montes

Olá sou a Cátia Marisa Montes, tenho 35 anos, sou licenciada em Educação Social, sou bombeira voluntária, sou mulher cigana portuguesa.

Estudei até aos 15 anos, completei o 9º ano de escolaridade, era uma aluna mediana, sempre transitei, gostava muito da escola. Ao completar o 9º ano, sai da escola para trabalhar, a minha família sempre foi muito humilde e havia muitas necessidades.

História de vida – Benjamim Barão

O meu nome é Benjamin Barão, tenho 28 anos, sou natural de Moura e sou português cigano. A minha família é composta pelos meus pais, um irmão e três irmãs.

Sempre morei em Moura, junto à Ludoteca, mas houve meses que eu tinha que ir para outra localidade com os meus pais pois o meu pai, era e continua a ser, pastor. Assim, ele tinha que “pastorear” igrejas durante um período de tempo em outras localidades.

História de vida – Bruno Gonçalves

Bruno Gonçalves, Idade 45. Sou coordenador do programa ROMED, casado, tenho 4 irmãos, nasci em Coimbra e vivo na Figueira da Foz. Detesto a Hipocrisia, e gosto muito de ler e cozinhar…

História de vida – Sónia Prudêncio

Sou a Sónia Prudêncio, mais conhecida por Toya, nasci a 29/07/1987, na freguesia de Paranhos da cidade do Porto. Sou cidadã portuguesa de etnia cigana, vivi com o meu pai até aos 16 anos de idade na cidade da Maia, distrito do Porto. Quando era mais nova, frequentava a escola de Porto Bom na qual conclui a 4ª ano…

História de vida – Bento Silva

Chamo-me Bento Silva, tenho 22 anos e sou natural de Moura, nascido em Beja, no Alentejo, no ano 1999. A minha família é composta por 6 elementos, ou seja, os meus pais e os seus quatro filhos.  Eu sou o mais velho dos irmãos e somos ciganos de pai e de mãe…

História de vida – Vanessa Lopes

Programa Ser Cidadão / Rádio Planície

https://www.facebook.com/radioplanicie/videos/1891065477766708/

A Vanessa Lopes é licenciada em Ciências da Comunicação.


História de vida – Guiomar Sousa

Programa Ser Cidadão / Rádio Planície

https://www.facebook.com/radioplanicie/videos/3119044018332206/

A Guiomar Sousa é um exemplo de empenho e integração social. Tem 40 anos, é cigana, mãe de dois filhos e vive na Figueira da Foz.
Durante o seu percurso profissional, foi mediadora no IEFP e na CERCI na Figueira da Foz, nas áreas da formação e inserção profissional.
Foi bolseira do programa OPRÉ e frequentou o curso de Ciências Sociais na Universidade Aberta.
Ativista política, candidata pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Figueira da Foz, nas autárquicas de 2021.

História de vida – Maria Gil

Maria Gil, mais conhecida por Maria da Fronteira, sempre se identificou como alguém que vive na fronteira que divide duas comunidades.


 História de vida – Olga Mariano

“O meu maior sonho é ver os nossos filhos ir para a faculdade e seguir a sua próprias carreiras”

Como o fundadora da Associação Para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas ou AMUCIP, Olga Mariano é uma portuguesa cigana de grande coragem e convicção. O objetivo do seu trabalho, com a AMUCIP, passa por reunir crianças ciganas e não ciganas, promovendo a inclusão, na tentativa de reduzir o absentismo escolar e também para conciliar a vida familiar e atividade laboral das mulheres ciganas.


História de vida – Tânia Sousa

Tânia Sousa nasceu numa família cigana tradicional, mas foi uma excepção em relação às outras meninas na sua infância.


Histórias de vida – Connect-R

Connect-R é a estrela do momento na cena hip-hop na Roménia. Quando a canção “Burning Love” recebeu o prémio de música do ano 2010 na Roménia, o cantor fez questão de afirmar o orgulho que tem em ser Cigano.

“Foi um acto de coragem porque na Roménia há muitos preconceitos sobre os ciganos. Eu pensei que era o momento ideal para dizer que um cigano também pode ter sucesso na vida. Quis mostrar ao mundo que não faz sentido utilizar a palavra cigano como um insulto. Por outro lado, quis mostrar aos meus pares que podemos fazer as coisas de outra maneira.”