Os sonhos são coisas boas que nos fazem lutar pelo que queremos. Esta campanha vem dar a conhecer factos que podem ajudar a sociedade a acabar com os preconceitos que atingem a comunidade cigana.
Inserida no projeto PARE, ESCUTE, OLHE a campanha Sonhos Reais revela os gostos e aspirações para o futuro de um conjunto de personagens – a Isaura, o Mário, a Cátia, o José e a Rosa – em áreas como a educação, emprego ou relações com a sociedade. Esta iniciativa online incentiva o publico a criar empatia com estas personagens, que como qualquer pessoa, têm sonhos que são comuns a todos nós. Nas redes sociais foi utilizado o hashtag #SonhosReais para divulgar a campanha, lançada a 8 de Abril por ocasião do Dia Internacional do Cigano.
Embora fictícias, as personagens representam os esforços e expectativas de um grande número de indivíduos pertencentes à comunidade cigana. Interessa, por isso, consciencializar a sociedade para a os problemas vividos por esta minoria. Em diversos momentos, e fruto do preconceito, não percebemos as afinidades que possuímos com este grupo minoritário. As preocupações e dificuldades diárias que a sociedade enfrenta são comuns às das famílias de etnia cigana. No entanto, homens, mulheres e crianças ciganas são ainda confrontados com a problemática da exclusão e da discriminação que além de dificultar uma plena integração social impede a concretização dos seus sonhos.
Num claro apelo às emoções, esta campanha, vem reforçar as iniciativas envidadas pelo projeto PARE, ESCUTE, OLHE na desmistificação do preconceito e na aproximação àquele que é o grupo étnico mais significativo da região. Assim, incentivamos o leitor a apelar à mudança de comportamentos e a agir juntamente com a intervenção PARE, ESCUTE, OLHE para realizar os sonhos tão simples e comuns destas pessoas que só querem igualdade de oportunidades.
Comentários recentes