olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

A minha cidade tem ideias | 2º Ateliê de Ideias, a 20 de Setembro

Cidade criativa: o que é?
Qual o papel de cidadãos e cidadãs na reanimação cultural, social e económica da cidade?

Se o tema lhe interessa, participe nesta sessão, que terá lugar a 20 de Setembro, entre as 9.30h e as 13h, na sede da ADCMoura.

As cidades têm a necessidade de inovar, de ser mais criativas, e todas as pessoas que nela residem têm um papel essencial na proposição e desenvolvimento de ideias.

O conceito de cidade criativa surge pela primeira vez na década de 1980, quando muitas cidades europeias enfrentam uma crise industrial, económica e cultural. Charles Landry, urbanista e publicitário, vai definir o conceito de cidades criativas. Segundo ele, todas as cidades têm mais recursos do que se imagina e, para reanimar a economia, os/as cidadãos/ãs devem desenvolver a criatividade nos seus territórios (sejam estes áreas urbanas ou rurais).
Através do desenvolvimento de acções culturais, de espaços de trocas solidárias, entre outras iniciativas, as cidades podem fazer crescer a economia local, assegurando uma “vida melhor” para seus habitantes.

Em 2004, com base nas experiências iniciais na sequência de Charles Landry, a UNESCO lançou a Rede de Cidades Criativas, tendo como objectivo proteger e promover a diversidade cultural e incentivar o desenvolvimento da criatividade e o desenvolvimento social e económico das comunidades locais.

Pretende-se:
– Detectar e desenvolver o potencial inovador da cidade e dos cidadãos/ãs
– Estruturar projectos para o futuro
– Elaborar propostas concretas

A sessão organiza-se em 2 momentos :
Tempo 1 – Apresentação de ideias simples e facilmente transferíveis – Dar a conhecer ideias novas que estão a ser implementadas em varias cidades/vilas ao nível mundial.
Tempo 2 – A partir das ideais apresentadas, realização de um ateliê de criatividade com os participantes

É animadora da Sessão Agnès Soulard.
Há mais de 20 anos, concebe e anima projectos de cooperação ao nível europeu, trabalhando especialmente sobre problemáticas de desenvolvimento territorial e empresarial.
Anima ateliês de criatividade e inovação para diversas entidades, como a Associação Industrial Portuguesa, o Nersant, Comunidades intermunicipais e empresas privadas.

Inscreva-se aqui
ou através dos seguintes contactos: adcmoura@adcmoura.pt | TEL 285 25 49 31 | TLM 96 73 28 824

Comments are closed.