olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
aplicaçãodoinquérito1
20180521_183343 (3)
MSQ_EB Sete e meio (3)
sete e meio (1)
MSQ_EB23 (2)
aplicação inquérito2
entrevistafuncionáriaescolasetemeio
reuniãocomaassociaçãodepaisdoseteemeio2
MSQ_EB Sete e meio (3) (3)

Bairro do Sete e Meio responde a inquérito sobre literacia digital e participação cidadã

Com a colaboração da população e sobretudo da comunidade escolar da EB1 do Sete e Meio, a ADCMoura encontra-se a desenvolver um inquérito sobre literacia digital e participação cidadã junto dos que residem, trabalham e estudam neste bairro de Moura.
Para além do bairro do Sete e Meio, este inquérito será aplicado e os seus resultados tratados, sob coordenação da ADCMoura, nos bairros de Albors, Alginet, Benimaclet, Montserrat, Poblats Marítims, em Valência (Espanha), Mirafiori Sud, em Turim (Itália), e Canourgues, em Salon de Provence (França).
Esta iniciativa surge no âmbito do projecto transnacional My Smart Quartier (Erasmus+) e destina-se a construir um panorama da literacia digital e da utilizações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em bairros prioritários, que possa definir melhor as necessidades e competências dos seus habitantes em matéria de utilização dos meios digitais.
Por outro lado, visa recolher informação sobre os hábitos de participação cidadã das populações-alvo bem como as suas percepções sobre o papel das TIC, especialmente da Internet, no exercício da cidadania em geral e nos bairros (solidariedade local), em particular.
Desta iniciativa resultará um retrato dos habitantes dos bairros no que respeita a utilização das tecnologias digitais e das dinâmicas participativas.
As respostas a este questionário ajudarão, entre outras actividades, a preparar programas de formação para incentivo à utilização das tecnologias digitais na participação cidadã.
De referir que o projecto My Smart Quartier envolve, até Agosto de 2020, numa parceria europeia, seis organizações com historial em projectos de inclusão social: para além da ADCMoura (Portugal), participam a ESC2 Associados (Fran-ça), Município de Salon-de-Pro-vence (França), Associação para a Animação e Gestão dos Equipamentos Sociais de Canourgues (França), Universidade Politécnica de Turim (Itália) e Universidade Politécnica de Valência (Espanha).

Comments are closed.