olá

Junho 2020
S T Q Q S S D
« Mai    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

JORNAL DA NOSSA TERR@ Nº 0

2 MAIO 2020 pré-lançamento

DO CONCELHO DE MOURA PARA O MUNDO

Clicar na imagem (LAYOUT)

O QUÊ?

O Jornal da Nossa Terr@ é um jornal digital, feito em Moura para o mundo, que quer criar pontes glocais entre a terra local e a terra global.

QUEM?

Tod@s podem e devem participar no Jornal da Nossa Terr@, sugerindo assuntos e propondo notícias, pequenas reportagens, entrevistas, dicas, passatempos, memes, textos curtos, fotografias e desenhos sobre a nossa terr@, trazendo novas ideias e uma pitada de humor para que o Jornal seja diferente e melhor em cada edição. Todos os jornais são feitos de leitores e este não foge à regra. O Jornal da Nossa Terr@ precisa também das apreciações e críticas dos seus destinatários para poder crescer.

E precisa ainda dos seus apoiantes institucionais. No início, contamos com a ADCMoura e os projectos Eu participo!, Despert@rte (Programa Escolhas 7ª Geração), My Smart Quartier e SPE.C.H.A.L.E (Programa Erasmus +).

Mas a porta estará sempre aberta para que outros patrocinadores se juntem a este projecto. A ADCMoura é a entidade que coordena a recolha dos materiais para publicação e a responsável pela edição do Jornal.

QUANDO?

O Jornal da Nossa Terr@ é semanal, e cada nova edição estará disponível on line ao sábado. Todos os que quiserem enviar as suas colaborações deverão fazê-lo até às 23h.59m da quinta-feira anterior. Os contributos “fora de horas” passarão para a semana seguinte. O número 0 do Jornal será lançado oficialmente no dia 2 de Maio de 2020.

ONDE?

O Jornal da Nossa Terr@ é feito no concelho de Moura, quer em todas as suas localidades, quer em hortas, montes, acampamentos e outros núcleos habitacionais dispersos fora dos aglomerados urbanos.

Incentiva-se também colaborações de tod@s que mantêm laços afectivos com este território, estejam onde estiverem. Quanto aos leitores, só podemos desejar que sejam também «gente de todo mundo».

PORQUÊ?

O surgimento do Jornal da Nossa Terr@, em formato digital, não é alheio à actual crise pandémica. Pelo contrário, aproveitando a redescoberta do papel das novas tecnologias neste tempo, mais do que nunca, de teletrabalho, teleescola, e-learning, videoconferências…, pretende contribuir, na medida do possível, para aliviar os efeitos do confinamento e distanciamento social que a todos atinge em maior ou menor grau, aproximando e ligando, ainda que virtualmente, os que desejam encontrar-se e colaborar entre si sob o óptimo pretexto da co-criação de um jornal digital. Dirige-se sobretudo a crianças e jovens desocupados, ou perto disso, que aguardam em casa a abertura das escolas e a famílias que esgotaram as suas reservas de estratégias para os ocupar, num apelo à cooperação inter-geracional. 

Mas outras preocupações estão na mira deste projecto, para além da promoção do diálogo entre miúdos e graúdos. Desde logo a causa da literacia digital, mas também as causas da participação cívica, do jornalismo cidadão, da igualdade de oportunidades, do diálogo intercultural, da iniciativa empresarial e associativa, da interioridade e do mundo rural, da valorização do património e da biodiversidade, da sustentabilidade e da emergência climática e ambiental, da Transição. 

Seguramente que estas serão causas que nos desafiarão agora e depois da crise sanitária, e, por isso, assuntos não vão faltar para abordar no Jornal da Nossa Terr@.

COMO?

O Jornal da Nossa Terr@ utiliza a ferramenta de paginação digital canva.com, na sua versão gratuita. Serão partilhadas outras ferramentas de co-edição de textos e imagens, para facilitar o trabalho dos colaboradores. Quem não estiver à vontade com as novas tecnologias, pode participar na mesma, fazendo chegar à ADCMoura as suas colaborações em papel. Sobretudo para estes, não está posta de parte a edição do Jornal também em papel. Já a disponibilização pública de cada edição em formato digital é feita no website e na página de facebook da ADCMoura, no portal do projecto Espaço Participativo e na página de facebook do Grupo de Moura.

Comments are closed.