11 AGOSTO 2020
DO CONCELHO DE MOURA PARA O MUNDO
Clicar na imagem.

Estamos de volta, com o número 6 do Jornal da Nossa Terr@, um jornal digital em modo de pandemia, de Moura para o mundo, feito por tod@s, miúd@s e graúd@s, em ambiente de comunidade de aprendizagem intergeracional.
Neste número apetece dizer que somos tod@s Sete e Meio, o bairro de Moura que nos faz sentir em casa e que escolhemos para tema de capa. Mais do que uma unidade territorial, o Sete Meio são as pessoas que nele vivem ou viveram e para quem o bairro é uma referência afectiva e cultural, construída no inter-conhecimento das redes de vizinhança, que implicam um forte sentimento de pertença. Numa digressão que toca vários pontos de paragem (ver vídeo na página 7), começamos com a história das origens do bairro e com o que o torna ainda hoje especial e motivo de atracção.
A propósito, damos voz a quatro filhos do Sete e Meio, que representam outras tantas gerações, que viveram, vivem e se preparam para viver no bairro, contribuindo para a sua renovação.
Precisamente, a satisfação generalizada com as condições do bairro é uma das conclusões do inquérito, realizado no âmbito do projecto europeu My Smart Quartier, aos residentes e não residentes com ligações ao local, e que publicamos também neste Jornal.
Fechamos este dossiê com uma incursão no mundo da culinária, recuperando do fundo da memória (e da panela!) a receita das Sopas de Assobio, à moda do Sete e Meio, e com a celebração do diálogo intercultural envolvendo toda a comunidade escolar do bairro.
A concluir, num Verão que tem sido sufocante, o rio Ardila é o pretexto para falarmos da vida e obra de Urbano Tavares Rodrigues, com mergulhos nas suas águas e voos de andorinhas-das-barreiras pelo meio.
Já agora, falamos ainda de um sinal de trânsito especial e de uma iniciativa de participação cidadã num bairro de Lima, no Perú.
Tudo isto, graças aos nossos jornalistas voluntários, a quem nunca nos cansaremos de agradecer.
Temos ainda os habituais quizzes para testar conhecimentos sobre a nossa terr@.Esperamos que gostem, e não deixem de colaborar com assuntos 5 *, textos XS, fotografias 360° e desenhos 100 %.
OBRIGADO !