olá

Setembro 2021
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

JORNAL DA NOSSA TERR@ Nº 7

15 MARÇO 2021

DO CONCELHO DE MOURA PARA O MUNDO

Clicar na imagem.

Estamos de volta, com o número 7 do Jornal da Nossa Terr@, um jornal digital em modo de pandemia, de Moura para o mundo, feito por tod@s, miúd@s e graúd@s, em ambiente de comunidade de aprendizagem intergeracional.

Ao longo de quase 100 páginas, traçamos a complexa realidade de uma das comunidades ciganas mais rurais e isoladas do país, afectada por situações de pobreza e exclusão social preocupantes. A partir da apresentação dos resultados do inquérito às famílias ciganas do concelho de Moura, no âmbito do projecto Mediadores municipais e interculturais de Moura (CMMoura/ADCMoura/ACM), são diagnosticados os problemas e identificados os avanços conseguidos e as áreas que requerem um maior investimento em política pública passível de desencadear processos de mudança. Tudo isto com a ajuda de especialistas e estudiosos de reconhecido mérito nesta área, a quem agradecemos a disponibilidade para comentarem os dados apresentados sob a forma de infografia.

Esta viagem com os ciganos de Moura inclui ainda histórias de vida, um “abecedário cigano” e uma revisitação da obra de Urbano Tavares Rodrigues, escritor maior de Moura, sob o signo do povo cigano, além de um quiz dedicado a aspectos da sua cultura.

Em suma, uma viagem que nos leva a : diáspora, perseguição, preconceito, estereótipo, sedentarismo / nomadismo, festividades, música, dança, dialecto, “pedimento”, “fugimento”, casamento, papéis do homem e da mulher, igualdade/desigualdade de género, escola, escolaridade das raparigas, lei cigana/lei geral, aplicação da justiça, agravo/desagravo, igreja de Filadélfia, comércio, feiras, habitação, saúde, apoios sociais, trabalho, ambição profissional, desemprego crónico, integração/exclusão…

Em suma, uma edição do JNT que ambiciona (dar a) conhecer o Outro para melhor compreendê-lo e, com isso, mudar mentalidades.

Esperamos que gostem, e não deixem de colaborar com assuntos 5 *, textos XS, fotografias 360° e desenhos 100 %.

OBRIGADO !

Comments are closed.