olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
DSC01408
DSC01402
DSC01406

Legumes que vêm de perto; economia local que ganha!

Das hortas em torno de Moura, quantas fazem chegar legumes às nossas mesas? E tantas são as vantagens de comprar local…

Chegámos à horta de Torrejais de Baixo ao lusco-fusco, meia hora depois de partirmos da Fonte de Santa Comba, desaparecia o sol atrás das estufas onde crescem os produtos hortofrutícolas do cabaz PROVE. Quinta-feira, 10 de Outubro, no total quinze adultos e seis crianças, que se apresentaram para um agradável fim de dia com caminhada, visita à horta e petisco com tertúlia sobre as histórias da horta e as relações (algumas bem recentes!) dos presentes com Moura.

Mesmo assim, ainda pudemos confirmar a variedade e a quantidade de fruta e legumes que o Manuel e a Ana Paulino conseguem produzir naquela horta, de onde tiram o sustento que lhes permite manterem-se por Moura.

Contribuir para a geração de emprego e de rendimento locais constitui argumento importante em favor da opção por consumir produtos de proximidade, seja através do PROVE, seja no comércio local, mas há muitos outros, como, por exemplo, os menores custos e impacto ambiental com o transporte dos produtos e a redução do número (e particularmente da dimensão) dos intermediários.

A frescura dos alimentos acabados de colher, a possibilidade de conhecer o sítio donde vêm, a relação pessoal que se estabelece com quem produz… são também aspectos relevantes para quem quer consumir melhor!

E, já que falamos em sociabilidades, vale a pena realçar as que saíram fortalecidas do jantar fantástico que a Ana Paulino preparou. A repetir! Mas, na próxima, todos ajudamos!

3 Comments

  1. admin (Author)

    Gostei muito desta trilogia percurso-visita-jantar. Obrigada à Ana e ao José Paulino pela simpatia e generosidade com que nos receberam!

    • Raquel Paulino

      Só uma observação o produtor e marido da Sr. Ana Paulino chama-se Manuel Fernando Paulino e não José como referem…

      • admin (Author)

        Boa tarde.
        Peço desculpa pelo lapso.
        Já está corrigido. Muito obrigada pela chamada de atenção.
        Clara

Comments are now closed for this article.