olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Moura, encantos e recantos

No início de 2013, a ADCMoura promoveu a iniciativa “Os Bairros de Moura”, com  alunos e alunas do 8º C, do ano lectivo 2012/13. Dado os bons resultados desse trabalho, em Novembro do mesmo ano, voltámos a dinamizar uma acção com ideia base idêntica, lançando novo desafio a um grupo de cidadãos e cidadãs  para se juntarem a nós na exploração dos principais bairros da cidade de Moura.

Pretendíamos reunir um conjunto de fotografias, com diferentes perspectivas, sobre pequenos detalhes e curiosidades que as ruas de Moura encerram. No fundo, um olhar espontâneo e atento a alguns elementos que enfatizam a personalidade da cidade e da população, mas que por vezes escapam aos mais desatentos ou estão simplesmente são subvalorizados pela generalidade das pessoas.

Para colocar esta ideia em marcha, apresentámos uma proposta aos Estúdios King, que pronta e abnegadamente abraçou o conceito e lançou o repto aos formandos do 2º Curso de Fotografia Amadora para colaborarem connosco.

 Sapat

A metodologia de trabalho foi muito simples: dividiu-se a totalidade dos participantes em quatro grupos distribuídos pelos bairros da Salúquia, Porta Nova, Sete e Meio e Mouraria. Desafiámo-los a fazer um roteiro pelas ruas de cada bairro, como se fossem turistas na sua primeira visita à cidade, contemplando todos os seus recantos e encantos que a tornam ímpar, captando livremente fotografias de rua com temas e cenas que lhes despertassem emoções e/ou sentimentos. Todos os tópicos seriam válidos para este trabalho, onde cabiam as pessoas, as expressões de rosto e olhares, os lugares, os objectos ou meros pormenores que fossem encontrando.

Para além disso, esperava-se que os autores de cada fotografia as fizessem acompanhar de uma frase ou de um poema para descrever as sensações e emoções que elas lhes suscitavam, ou simplesmente provê-las de um título para lhes dar vida, deixando ao critério de cada um imaginar o desenrolar da história por detrás daquela imagem.

Partilhamos uma galeria com a selecção das fotografias que mais se destacaram no âmbito desta iniciativa.

Resta-nos agradecer aos Estúdios King pela colaboração e selecção de fotos e a todos os participantes a dedicação e entrega depositada neste desafio, reflectida na qualidade do trabalho.

 

Comments are closed.