olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
cabazes 048
cabazes 042

Um ovo de Colombo chamado PROVE

Como previsto, antes de ontem decorreu em Moura a entrega simbólica dos primeiros quatro cabazes PROVE, uma iniciativa promovida pela ADCMoura e incluída no programa da XII edição da Olivomoura. No fecho do certame foram recolhidas mais doze inscrições de consumidores, o que significa que se atingiu metade do número mínimo de aderentes para tornar possível esta nova forma de comercialização em Moura, que, esperamos, se traduza num significativo contributo para a economia de proximidade e o desenvolvimento local das populações. Cada cabaz entregue continha os seguintes produtos agrícolas da região, acabados de colher e cem por cento biológicos: molho de beldroegas, favas, ervilhas, laranjas, molho de coentros, molho de nabiças, cebolas, tomates, alface, molho de espargos do campo e embalagem de azeitonas aromatizadas com oregãos e cascas de laranja. Ao todo, dez quilos de produtos que o consumidor adquire por dez euros, com a vantagem da receita reverter na íntegra para o produtor, sem intermediários de permeio. Muito em breve, quando estiver constituído o núcleo inicial de consumidores PROVE de Moura, será divulgada a lista de produtos disponíveis para entrega. Nessa altura, o consumidor só terá de assinalar os produtos que não deseja receber e indicar a regularidade com que pretende levantar o cabaz: semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. As entregas serão feitas no Mercado Municipal de Moura, às sextas-feiras. E há mais: neste sistema, os produtores estão totalmente abertos para receber, nas suas explorações, os consumidores que quiserem ver com os próprios olhos como são produzidos os seus alimentos, fortalecendo-se desta forma laços de compromisso e amizade entre quem produz e quem consome.

Para os que ainda não estão convencidos ou que contactaram só agora com a metodologia PROVE, deixamos estes testemunhos eloquentes publicados na respectiva brochura de divulgação, disponível em http://www.prove.com.pt/files/PROVE_Brochura_Definitiva.pdf :
“Os produtos do supermercado não têm a mesma qualidade. Estes produtos são o regresso à nossa infância na medida em que nos fazem lembrar aqueles sabores antigos” (Consumidora PROVE);
“Desde que aderi ao PROVE percebo a importância de conhecer as pessoas que todas as semanas produzem os alimentos que dou à minha família.” (Consumidora PROVE)
“Até o nível de conservação dos produtos é melhor, duram muito mais tempo no frigorífico, têm outra aparência, outro sabor, não têm comparação com os do supermercado.” (Consumidor PROVE);

“O futuro dos territórios rurais passa pela multifuncionalidade de produtos e serviços que têm para oferecer, assim como pela capacidade das pessoas para empreender e desenvolver. As populações rurais têm que sentir o desenvolvimento do seu território como um processo interno feito e executado por elas.” (Técnica de Desenvolvimento Local)
in http://ruadashortas.blogspot.pt/2012/05/um-ovo-de-colombo-chamado-prove.html

Comments are closed.