olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Visita ao bairro de Salúquia, guiada por Jorge Caraça, a 26 de Outubro

Quer conhecer melhor os recantos e as histórias do bairro de Salúquia, sob o olhar de quem o habita?

Moura tens quatro bairros
Porta nova é uma alegria
Na Salúquia a mocidade
No Sete e Meio a saudade
De abraçar a Mouraria.

DSC00582

A quadra, retirada de um poema de José Pires e posteriormente adaptada para a moda imortalizada pelo Grupo Etnográfico do Ateneu Mourense, “Se fores ao Alentejo dá-lhe um beijo”,  dá o mote para um conjunto de visitas aos referidos 4 bairros de Moura: Porta Nova, Salúquia, Mouraria e Sete-e-Meio.

O primeiro Bairro a ser (re)visitado é o de Salúquia, no próximo sábado, 26 de Outubro, com partida às 10h. O guia de serviço é Jorge Caraça, morador e profundo conhecedor desta zona da cidade, cujo nome esta ligado à lenda da Moura Salúquia. O ponto de encontro é junto à Ponte do Rio da Roda, de onde partiremos para a descoberta deste encantador bairro, a pé, num percurso de 1,97 km.

Venha conhecer melhor a sua cidade. Contamos com a sua agradável companhia. Inscreva-se aqui ou através dos contactos em baixo, para poder receber alguns materiais que vamos distribuir.

E saiba que não se trata apenas de um passeio!

Foram desafiados moradores locais a realizarem pesquisas de campo, tendo como base os legados culturais e identitários de cada bairro, no sentido da (re)descoberta dos espaços onde vivem, dando especial enfoque a detalhes e curiosidades que fazem parte dos seus quotidianos. Esta investigação culmina numa série de visitas guiadas, segundo a perspectiva dos próprios moradores, considerando a história e actualidade dos bairros, perspectivando a valorização da sua identidade e a reflexão sobre aspectos que podem ser melhorados através duma participação mais activa dos seus moradores.

Os roteiros são complementados pela apresentação de fotografias de detalhes/aspectos interessantes em cada bairro, tiradas por formandos de um curso de fotografia amadora promovido pela INOVINTER e com o apoio dos Estúdios King.

 

O Guia do percurso:

jorge caraca

Autor/Guia Roteiro Bairro da Salúquia

Jorge Caraça, nascido a 28 de Maio do ano de 1956 em Moura, na rua Garcia Peres, é morador do bairro da Salúquia desde o dia 24 de Junho do ano de 1962.

Aos 21 anos casou com Rosa Beirão, mãe dos seus quatro filhos, Lurdes, Marisa, Francisco e Andreia.

Foi emigrante na Suíça durante quase quinze anos, estando actualmente aposentado por invalidez devido a um acidente de trabalho nesse país.

Desde o seu regresso a Portugal, tem colaborado com algumas Associações da cidade de Moura, numa tentativa de impulsionar  “a cultura da nossa terra e do nosso Alentejo que adoro, porque acho que o conhecimento ocupa o lugar da ignorância”.

Frequentou várias formações, tendo conseguido no ano de 2012 concluir com êxito o ensino secundário.

Dedica hoje o seu tempo à sua família, à sua pequena horta, à pesca lúdica, à sua paixão pela escrita e pela fotografia “que me servem de escape e me permitem enfrentar a vida com alegria”.

“Sou um homem feliz à minha maneira” – Jorge Caraça.
ADCMoura | Pç Gago Coutinho, nº3, 1º | 285254931 | adcmoura@adcmoura.pt

 

Comments are closed.