Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura Facebook ADCMoura

Coop4PAM

Coop4PAM é o acrónimo do projecto, que significa: Cooperar para crescer no sector das plantas aromáticas e medicinais. Trata-se de um projecto aprovado na segunda convocatória do Programa Operacional EP – INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020 e que apresenta como um forte compromisso para a promoção do sector das PAM no contexto da EUROACE, de modo a actuar como uma alavanca de competitividade através da qual se potencie a inovação e a transferência de tecnologia.

Objectivos

_Desenvolver a fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais na região de cooperação da EUROACE, que integra Alentejo e Centro, em Portugal, e Extremadura, em Espanha, a partir do incremento da competitividade e inovação das empresas instaladas na sua abordagem aos mercados nacional e internacional, num sector jovem e incipiente que beneficia de um conjunto de vantagens comparativas associadas aos recursos endógenos deste território transfronteiriço.

_Cobrir lacunas de investigação e de acesso a informação científica ligada às Plantas Aromáticas e Medicinais, sobre aspectos agrícolas, industriais e comerciais, e valorizar economicamente as plantas autóctones, desenvolvendo processos e técnicas para o seu cultivo eficiente e para a criação de produtos e serviços diferenciadores, com maior valor acrescentado, activando ligações e sinergias entre centros de investigação, universidades e empresas, e promovendo o desenvolvimento do trabalho em rede com todas as partes interessadas. 

Actividades

Análise

Identificação e caracterização do potencial económico das PAM autóctones, bem como de processos e procedimentos para a sua integração nos mercados.

Produção

Identificação e caracterização das PAM com boas condições de produção na região e melhoria das técnicas de cultivo, processamento e integração nos mercados.

Colaboração

Formação dos agentes do sector, valorizando a colaboração entre a investigação e as empresas como um meio de produção e difusão de conhecimento.

Informação

Informação sobre ciência, tecnologia e mercados do sector das PAM disponível, de forma contínua e sistematizada, na plataforma digital especializada “Observatório PAM”.

Expansão

Aumento dos fluxos de informação e colaboração (entre actores e entre regiões, dentro e fora da EUROACE).

Produtos

Guia de produção

Ateliês demonstrativos

Sessões de formação

Encontros locais de produtores

Disseminação de resultados de experimentações

Plataforma e-PAM

Observatório transfronteiriço PAM

Promotores

O COOP4PAM baseia-se numa parceria de nove organizações, públicas e privadas, dos dois lados da fronteira, entre Universidades, Centros de I&D, Centros Tecnológicos e Associações, que apresentam um longo trajecto de cooperação no contexto de vários projectos regionais e europeus e de ligação aos operadores económicos do sector das PAM.

_ADCMoura – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (coordenação)

_CBPBI – Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (Castelo Branco)

_CICYTEX – Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, Consejería de Economía e Infraestructuras, Junta de Extremadura (Badajoz)

_CTAEX – Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura (Badajoz)

_Fundecyt /PCTEX – Parque Científico y Tecnológico de Extremadura (Badajoz)

_HPRD – Health Products Research and Development Lda (LABFIT) (Covilhã)

_InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (Castelo Branco)

_Instituto Politécnico de Castelo Branco (Escola Superior Agrária de Castelo Branco)

_Instituto Politécnico de Portalegre (Escola Superior Agrária de Elvas).

Equipa

Clara Lourenço (ADCMoura)

Filipe Sousa (ADCMoura)

Financiamento

Programa de cooperação transfronteiriça INTERREG V – A (POCTEP)

Início-termo

2018 – 2020

Website Coop4PAM