Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura Facebook ADCMoura

Coop4PAM

Coop4PAM é o acrónimo do projecto, que significa: Cooperar para crescer no sector das plantas aromáticas e medicinais. Trata-se de um projecto aprovado na segunda convocatória do Programa Operacional EP – INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020 e que apresenta como um forte compromisso para a promoção do sector das PAM no contexto da EUROACE, de modo a actuar como uma alavanca de competitividade através da qual se potencie a inovação e a transferência de tecnologia.

Objectivos

Desenvolver a fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais na região de cooperação da EUROACE, que integra Alentejo e Centro, em Portugal, e Extremadura, em Espanha, a partir do incremento da competitividade e inovação das empresas instaladas na sua abordagem aos mercados nacional e internacional, num sector jovem e incipiente que beneficia de um conjunto de vantagens comparativas associadas aos recursos endógenos deste território transfronteiriço.

Cobrir lacunas de investigação e de acesso a informação científica ligada às Plantas Aromáticas e Medicinais, sobre aspectos agrícolas, industriais e comerciais, e valorizar economicamente as plantas autóctones, desenvolvendo processos e técnicas para o seu cultivo eficiente e para a criação de produtos e serviços diferenciadores, com maior valor acrescentado, activando ligações e sinergias entre centros de investigação, universidades e empresas, e promovendo o desenvolvimento do trabalho em rede com todas as partes interessadas. 

Actividades

Análise

Identificação e caracterização do potencial económico das PAM autóctones, bem como de processos e procedimentos para a sua integração nos mercados.

Produção

Identificação e caracterização das PAM com boas condições de produção na região e melhoria das técnicas de cultivo, processamento e integração nos mercados.

Colaboração

Formação dos agentes do sector, valorizando a colaboração entre a investigação e as empresas como um meio de produção e difusão de conhecimento.

Informação

Informação sobre ciência, tecnologia e mercados do sector das PAM disponível, de forma contínua e sistematizada, na plataforma digital especializada “Observatório PAM”.

Expansão

Aumento dos fluxos de informação e colaboração (entre actores e entre regiões, dentro e fora da EUROACE).

Produtos

  • Guia de produção
  • Ateliês demonstrativos
  • Sessões de formação
  • Encontros locais de produtores
  • Disseminação de resultados de experimentações
  • Plataforma e-PAM
  • Observatório transfronteiriço PAM

Promotores

O COOP4PAM baseia-se numa parceria de nove organizações, públicas e privadas, dos dois lados da fronteira, entre Universidades, Centros de I&D, Centros Tecnológicos e Associações, que apresentam um longo trajecto de cooperação no contexto de vários projectos regionais e europeus e de ligação aos operadores económicos do sector das PAM.

ADCMoura – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (coordenação)

CBPBI – Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (Castelo Branco)

CICYTEX – Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, Consejería de Economía e Infraestructuras, Junta de Extremadura (Badajoz)

CTAEX – Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura (Badajoz)

Fundecyt /PCTEX – Parque Científico y Tecnológico de Extremadura (Badajoz)

HPRD – Health Products Research and Development Lda (LABFIT) (Covilhã)

InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (Castelo Branco)

Instituto Politécnico de Castelo Branco (Escola Superior Agrária de Castelo Branco)

Instituto Politécnico de Portalegre (Escola Superior Agrária de Elvas).

Equipa

Clara Lourenço (ADCMoura)

Filipe Sousa (ADCMoura)

Financiamento

Programa de cooperação transfronteiriça INTERREG V – A (POCTEP)

Início-termo

2018 – 2020

Website Coop4PAM