Objectivo geral
No contexto do Ano Europeu do Património Cultural 2018, pretende-se criar um percurso de formação inovador no domínio da capacitação e promoção económica de territórios com potencial turístico, a partir dos activos do seu património natural e cultural, material e imaterial, que contribua para o desenvolvimento de competências e inclusão social de aprendentes adultos, sobretudo os que apresentam baixas qualificações e os desempregados, validando competências não formais, no sentido de os tornar Especialistas em Património Cultural e Ambiente de Vida Atractiva (SPECHALE), a fim de alcançar os objectivos da estratégia Europa 2020.
Actividades
1 – Mapeamento de iniciativas existentes, inquérito e análise de necessidades de formação
1.1 – Benchmarking de conhecimento e iniciativas/práticas
1.2 – Levantamento de percursos formativos, recursos educativos e metodologias de ensino existentes
1.3 – Análise de necessidades de formação
2 – Módulos de formação / Curso Piloto, Recursos
2.1 – Criação de módulos de formação / aprendizagem
2.2 – Desenvolvimento de recursos pedagógicos
2.3 – Curso piloto (por cada país)
3 – Mobilidades transnacionais de aprendizagem
3.1 – Curso piloto de formação para técnicas das entidades promotoras (Letónia)
3.2 – Curso piloto de mobilidade mista (Croácia)
4 – Criação de currículo do curso, reconhecimento, validação
4.1 – Curriculum e percurso formativo
4.2 – Recomendação de políticas e rede SPE.C.H.A.L.E
Produtos
01 – Diagnóstico em inglês (Relatório final) e nos idiomas das entidades parceiras (Resumo do relatório)
02 – Relatório / colecção de materiais formativos em inglês e colecção de materiais nos idiomas das entidades promotoras
03 – Curso piloto G-DRIVE
04 – Percurso Formativo, Módulos e Recursos em inglês e nos idiomas das entidades promotoras; Rede SPE.C.H.A.L.E criada/lançada
Resultados esperados
01
– 1 modelo para entrevistas/questionários
– 1 modelo para eventos participativos
– 20 pessoas entrevistadas
– 100 questionários recolhidos
– 5 eventos participativos
– 200 Participantes em eventos parciais
– 5 relatórios parciais (1 por país)
02
– 70 horas de curso piloto em cada país
– 150 alunos (30 por país)
– G-DRIVE: programa, divulgação, inscrição, lista de alunos, relatórios sobre todas as actividades
03
– 40 horas de formação de pessoal
– 15 participantes (3 por país)
– G-DRIVE: programa, lista de presenças; certificados, relatórios (alunos), prova de relação com a organização”.
04
– 1 rede SPECHALE criada/lançada
– 3 Instituições que aprovam o percurso de aprendizagem
– 40 membros da Rede SPECHALE
Promotores
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura – ADCMoura (Portugal) – coordenação
Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva – ATLA (Portugal)
Le Terre dei Savoia – TdS (Itália)
Agency eConsulenza – eConsulenza (Itália)
Vidzemes Planosanas Regions – VPR (Letónia)
Institut za Turizam – IZTZG (Croácia)
Université Européenne des Senteurs & Saveurs – UESS (França)
Equipa
Clara Lourenço (ADCMoura)
Filipe Sousa (ADCMoura)
Raquel Alves (ADCMoura)
Cristina Marim (ADCMoura)
Financiamento
Programa ERASMUS +