Balanço actividade PROVE

Aproxima-se o final de mais um ano de actividade enérgica no Núcleo PROVE de Moura. É gratificante contar com a satisfação dos intervenientes, gerada pela dinâmica responsável e informal do projecto.

Os indicadores actuais apontam para uma iniciativa bem enraizada na comunidade, em contínuo crescimento e com bons índices de sustentabilidade.

É particularmente compensador constatar o seu contributo para a promoção e revitalização comercial dos produtos hortofrutícolas e saberes locais, com enfoque no reforço das relações de proximidade (cada vez mais escassas) entre o produtor e os consumidores.

Olhando para trás, deste Agosto de 2012 um longo caminho foi percorrido. Desde então muito se conquistou

Abrimos actividade com 2 produtores do Concelho (Moura e Sobral da Adiça) e apenas 10 consumidores. As entregas de cabazes eram quinzenalmente às sextas-feiras, convertendo-se para entregas semanais, incluindo agora também as quintas-feiras, para maior conforto dos consumidores.

Na óptica do produtor, o PROVE deixou de ser uma mera actividade acessória para o escoamento dos seus produtos hortofrutícolas, conquistando paulatinamente protagonismo até se tornar numa das principais fontes de rendimento do seu negócio familiar.

O Núcleo PROVE de Moura regista o total de 118 consumidores inscritos, número que transpõe as melhores projecções iniciais. No entanto, como é natural, tem desistências e cancelamentos transitórios de inscrições, neste momento conta com 53 consumidores com actividade regular. Desde o seu início, estima-se que foram comercializados 3028 cabazes.

Reforçamos a ideia de que a ADCMoura, enquanto entidade promotora da iniciativa no Concelho, estará sempre ao dispor dos actuais e dos novos clientes do PROVE para todo o apoio necessário. Convidamos pequenos produtores hortofrutícolas locais, que reúnam as devidas condições e que estejam interessados, a integrar este núcleo de comércio justo para escoamento dos seus produtos.

Resta-nos agradecer a todos os consumidores a confiança depositada e a fidelização nesta iniciativa de proximidade, estamos cientes que sem a boa vontade e compreensão de todos não seria possível alcançar este patamar que nos envaidece.

Deixamos uma palavra de enorme apreço à Câmara Municipal de Moura pela sua prestimosa colaboração, através da cedência do Mercado Municipal e respectivos meios logísticos que asseguram condições idóneas na comercialização dos cabazes.

http://www.prove.com.pt
https://adcmoura.pt/prove

 

Entrega especial de Natal Cabazes PROVE

Manda a tradição que o Natal seja no conforto do lar e na companhia da família.

Por esta altura já deve ter planos para que a quadra natalícia seja memorável: a sala enfeitada a rigor com as cores e as decorações da época e os presentes abrigados pela árvore de Natal.

Mas já pensou na ementa?

Desejamos que tudo esteja perfeito. Não queremos que na sua mesa falte a frescura, a textura e as cores vivas dos produtos PROVE para um Natal mais saboroso, faremos por isso a próxima entrega quinzenal dia 23 de Dezembro (terça-feira), no Mercado Municipal de Moura, entre as 17:00h – 18:30h.

Se desejar não receber a encomenda que lhe está reservada, por favor, proceda à sua desmarcação na área de consumidores da plataforma G.PROVE, ou se preferir contacte-nos (até segunda-feira ao final do dia). Caso contrário, de acordo  com a lógica de funcionamento da iniciativa, está a assumir o compromisso de receber o cabaz PROVE no horário e local indicado.

Contacto produtor PROVE:
Manuel Fernando Paulino: 969 204 684
Ana Paulino: 963 444 217

Entregas PROVE sede ADCMoura

A gestão do Núcleo Prove de Moura informa que, por motivos de organização logística, as entregas dos cabazes às sexta-feiras passam a efectuar-se na sede da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura, na praça Gago Coutinho, nº3-1 and. 7860-010 MOURA (junto ao Hotel de Moura), entre as 17:00h-18:30h.

Contactos:
encomendas.moura@prove.com.pt
telef: 285 254 931| telem: 967 328 824

 


Ver ADCMoura num mapa maior

Núcleo PROVE de Moura celebra um ano

Esta semana o PROVE de Moura assinala o primeiro ano de actividade oficial!

Durante este período tivemos o privilégio de contar com a participação de 76 consumidores/as e entregámos mais de 800 cabazes de hortofrutícolas, produzidos localmente e de qualidade inquestionável.

Agradecemos a todos/as que contribuem para o sucesso deste projecto de proximidade, com a promessa de continuarmos a trabalhar diariamente para a melhoria do nosso Núcleo.

Cabaz tipo (02/11/2012)

PROVE | o último cabaz tipo (02/11/2012) estava assim composto: Abóbora, Agrião, Batata, Cebola, Coentros, Couve-galega, Diospiro, Espinafre, Feijão-verde, Grão, Marmelo, Nabo, Noz, Rábano, Romã e Salsa.

Produtos frescos e amigos do ambiente.

A próxima entrega está agendada para dia 16/11/2012.

Adira ao comércio de proximidade, justo e com qualidade…

Entrega Cabazes PROVE | Mercado Municipal de Moura

O Núcleo prove de Moura encontra-se em pleno funcionamento, contando nesta altura com um bom número de consumidores e consumidoras que responsavelmente fazem parte de este comércio de proximidade.

Partilhamos algumas fotografias captadas à saída do Mercado Municipal de Moura, após mais uma entrega de cabazes PROVE.

Junte-se a nós, faça parte desta iniciativa,

Info: Tel: 285 254 931 | 967 328 824 | jose.neves@adcmoura.pt

 

Projecto PROVE capta atenção dos mourenses

Em Março passado a ADCMoura apresentou o Núcleo PROVE. Trata-se de um projecto que tem como principal objectivo a dinamização do comércio de proximidade entre produtores e consumidores.

O PROVE pretende envolver produtores, que desejem escoar os seus produtos hortofrutícolas, e os próprios consumidores, que se comprometem a comprar esses mesmos produtos, que estarão concentrados em cabazes, e cada cabaz terá entre 7 a 9 quilos de produtos hortofrutícolas.

Além de dinamizar o comércio de proximidade, e promover a sustentabilidade ambiental, o PROVE estimula também a economia familiar e local. Agora, e passados 7 meses desde o início do projecto, a Rádio Planície foi saber como tem sido a aceitação da iniciativa, quer por parte dos produtores, quer dos consumidores. José Neves, da ADCMoura, faz um balanço muito positivo da iniciativa, referindo que o Projecto Prove, da ADCMoura está a conquistar os mourenses, não só os consumidores que adquirem assim produtos hortofrutícolas da nossa terra, bem como os próprios produtores que têm agora mais uma oportunidade de negócio.

In: Rádio/Jornal A Planície

PROVE vai à feira

No âmbito da XXXII Feira do Artesanato de Moura / III Mostra de Aromas e Sabores, o Núcleo PROVE, com a colaboração da Câmara Municipal de Moura, agendou uma entrega de Cabazes demonstrativa para o dia 14 de Setembro, às 18h00, no Pavilhão nº2.

A iniciativa integra o programa do certame, é entendida pela gestão do Núcleo como uma excelente ocasião para divulgar os objectivos deste projecto e as vantagens que o comércio de proximidade, fundeado em práticas tradicionais amigas do ambiente, tem para a para a economia da região.

Contamos com a sua presença. Participe nesta actividade e conheça os produtos locais de qualidade garantida, que se distinguem pela sua cor, textura e sabor.

Crianças vão à horta

No dia 13 de Agosto, a horta de Manuel Fernando Paulino, Produtor Agrícola do Núcleo PROVE de Moura, teve a encantadora visita de meninos e meninas da Ocupação dos Tempos Livres, da Câmara Municipal de Moura.

O anfitrião proporcionou um agradável roteiro guiado por todos os espaços da horta, onde os/as visitantes tiveram oportunidade de ver e mexer nas frutas e legumes plantados, aprendendo alguma coisa sobre os ciclos de cultivo e de germinação.

Foi um amanhecer passado entre as hortaliças e os frutos fresquinhos que comemos em casa, onde reinou a diversão e aprendizagem sobre valores e vantagens que o cultivo tradicional tem para o meio ambiente e para uma alimentação sã e responsável.

No final de uma manhã em cheio, as crianças saíram com vontade de comer de forma saudável e com interesse de novas aprendizagens na horta do “Sr. Paulino”.

Todos/as foram para casa com a certeza de que afinal os espinafres do Popeye não nascem enlatados…