Balanço actividade PROVE

Aproxima-se o final de mais um ano de actividade enérgica no Núcleo PROVE de Moura. É gratificante contar com a satisfação dos intervenientes, gerada pela dinâmica responsável e informal do projecto.

Os indicadores actuais apontam para uma iniciativa bem enraizada na comunidade, em contínuo crescimento e com bons índices de sustentabilidade.

É particularmente compensador constatar o seu contributo para a promoção e revitalização comercial dos produtos hortofrutícolas e saberes locais, com enfoque no reforço das relações de proximidade (cada vez mais escassas) entre o produtor e os consumidores.

Olhando para trás, deste Agosto de 2012 um longo caminho foi percorrido. Desde então muito se conquistou

Abrimos actividade com 2 produtores do Concelho (Moura e Sobral da Adiça) e apenas 10 consumidores. As entregas de cabazes eram quinzenalmente às sextas-feiras, convertendo-se para entregas semanais, incluindo agora também as quintas-feiras, para maior conforto dos consumidores.

Na óptica do produtor, o PROVE deixou de ser uma mera actividade acessória para o escoamento dos seus produtos hortofrutícolas, conquistando paulatinamente protagonismo até se tornar numa das principais fontes de rendimento do seu negócio familiar.

O Núcleo PROVE de Moura regista o total de 118 consumidores inscritos, número que transpõe as melhores projecções iniciais. No entanto, como é natural, tem desistências e cancelamentos transitórios de inscrições, neste momento conta com 53 consumidores com actividade regular. Desde o seu início, estima-se que foram comercializados 3028 cabazes.

Reforçamos a ideia de que a ADCMoura, enquanto entidade promotora da iniciativa no Concelho, estará sempre ao dispor dos actuais e dos novos clientes do PROVE para todo o apoio necessário. Convidamos pequenos produtores hortofrutícolas locais, que reúnam as devidas condições e que estejam interessados, a integrar este núcleo de comércio justo para escoamento dos seus produtos.

Resta-nos agradecer a todos os consumidores a confiança depositada e a fidelização nesta iniciativa de proximidade, estamos cientes que sem a boa vontade e compreensão de todos não seria possível alcançar este patamar que nos envaidece.

Deixamos uma palavra de enorme apreço à Câmara Municipal de Moura pela sua prestimosa colaboração, através da cedência do Mercado Municipal e respectivos meios logísticos que asseguram condições idóneas na comercialização dos cabazes.

http://www.prove.com.pt
https://adcmoura.pt/prove