olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
capa agir
agir p2
agir p10
agir p42

Agir para a Igualdade

A ADCMoura acaba de publicar a narrativa da prática de construção e implementação de um Plano para a Igualdade na organização, realizado no âmbito do projecto Agir para a Igualdade (POPH 7.2). Este processo permitiu à equipa e ao conjunto de outros colaboradores e colaboradoras envolvidos, uma reflexão ampla sobre as práticas internas à associação no domínio da Igualdade de Género, assim como a qualificação da sua intervenção junto das pessoas com quem trabalha.

Começa assim:

A ADCMoura é um lugar promissor para a introdução das questões da Igualdade de Género (IG) numa perspetiva de mainstreaming de género porque, embora não se considere a necessidade de refletir a temática da IG como um fim em si mesma, a IG é entendida pela associação como uma temática política que é necessário integrar como princípio orientador em qualquer Organização da Sociedade Civil.
Para além da sua implicação direta na política interna da Organização, a reflexão sobre as questões de IG tem efeitos na forma de atuação dos/as técnicos/as, chegando a outros setores da sociedade através da vasta panóplia de ações que a ADCMoura desenvolve junto da comunidade. Todo o processo de construção e de implementação do Plano de Ação para a Igualdade de Género da ADCMoura justifica-se com a efetivação de uma mudança interna, mas também como “(…) uma parceria estratégica na implementação das políticas públicas de igualdade e não discriminação”.
Esta estratégia de territorialização e integração da perspetiva de género em todos os domínios da ação política nacional, regional e local permitirnos-á, no âmbito deste IV PNI, fazer a passagem da igualdade de jure para a igualdade de facto.” (IV PNI, 2011: 300).

Consulte a publicação em http://www.adcmoura.pt/Docs/livro_igualdade_web.pdf

Comments are closed.