RESUMO DO PROJECTO CAPITAL ALDEIA
A ADCMoura é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Moura e dezasseis anos de existência dedicados ao desenvolvimento de projectos de inovação social no concelho e na região, nas áreas da Formação e Qualificação, Empreendedorismo e Criação de Empresas, Cidadania Activa e Empowerment, Mobilidade e Qualificação dos Espaços Urbanos e Rurais, Marketing Territorial, Igualdade de Oportunidades e Igualdade de Género.
Prova deste empenhamento é o projecto Capital Aldeia, primeiro do Alentejo a ser cotado na BVS, e que se destina a mobilizar e a aumentar as competências empreendedoras da população da aldeia de Safara, no concelho de Moura, capacitando-a para ser parte activa da sociedade global do século XXI.
O epicentro desta estratégia de dinamização do capital social da aldeia será a transformação criativa de uma antiga fábrica de moagem, recentemente objecto de requalificação, num Centro de Empreendedorismo Comunitário, envolvendo no processo toda a população de Safara, designadamente no planeamento e gestão desse equipamento, através da aplicação de metodologias participativas já testadas pela ADCMoura noutros contextos.
O Centro passará a ser assim o ponto de encontro para sessões de formação em cidadania e participação cívica e Serões da Aldeia em que a comunidade é convidada a participar em debates temáticos e grupos de trabalho organizados em torno de várias áreas que correspondem a oportunidades identificadas/ou a identificar para o desenvolvimento de Safara.
Entre os produtos resultantes deste projecto, prevê-se a produção de um filme-documentário sobre os processos desenvolvidos, de modo a proporcionar a disseminação dos resultados e boas práticas políticas e metodológicas alcançadas.
Na sequência da formação ministrada por uma rede de agentes com competências para facilitar o acesso da população à informação e à sua utilização, o Centro irá apoiar a criação de empresas e de emprego através de um modelo inovador de ninho de empresas.
O projecto Capital Aldeia distingue-se por uma abordagem inovadora de mobilização de uma comunidade rural periférica com o objectivo de favorecer a gestão partilhada do território e a coesão social.
OBJECTIVOS GERAIS
Criação de círculo virtuoso de dinâmica comunitária em torno do desenvolvimento de projectos estruturantes para a aldeia e território envolvente;
Capitalização dos recursos (humanos, culturais, naturais, etc.) do território com vista à criação de empresas e emprego locais;
Aumento do bem-estar e da coesão social na aldeia;
Continuidade dos processos iniciados na aldeia há uma década, consolidando a dimensão estratégica e integrada que os fundamentou.
FINALIDADE
Competências de empreendedorismo comunitário mobilizadas e aumentadas a partir da dinamização criativa de um equipamento multifuncional da aldeia de Safara
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Construído o Plano Estratégico do Centro de Empreendedorismo Comunitário com aplicação de metodologias de participação da comunidade de Safara;
Criada e dinamizada a Rede de Facilitadores da aldeia;
Produzidos recursos para disseminação das práticas testadas no projecto, tendo em vista a sua apropriação por outros actores e comunidades locais.
METODOLOGIA E ACTIVIDADES
Acção 1
Dinamização do processo participativo com recurso a metodologias promovidas pela ADCMoura, ensaiadas e validadas no âmbito da IC Equal
Constituição da equipa dinamizadora e de monitorização do projecto, com base em consórcio local;
Realização de Sessões Comunitárias (Serões de Aldeia);
Dinamização de Grupos de Trabalho Temáticos e de Sessões Temáticas;
Construção e animação de Plataformas de Comunicação on-line, com recurso às ferramentas da WEB2.0
Acção 2
Formação de Facilitadores de Aldeia e lançamento do seu trabalho em rede local
Identificar conjunto de actores locais com perfil adequado à constituição de uma Rede de Facilitadores;
Desenhar, à sua medida, referencial de formação útil ao melhor desempenho daquela função e promover a realização de sessões de formação;
Envolver os Facilitadores em todas as actividades de planeamento, realização e avaliação do projecto.
Acção 3
Construção de um produto final, susceptível de proporcionar a disseminação (horizontal e vertical) dos resultados e boas práticas políticas e metodológicas do projecto
Garantir, pela utilização de ferramentas adaptadas ao contexto, o registo permanente e crítico do processo, tendo em vista a sua fácil apropriação futura por outros. Deste trabalho resultará um ou mais documentos prontos para edição;
O processo será também objecto de filmagem, prevendo-se a produção de um pequeno documentário destinado a ser apresentado em festivais de cinema documental.
DURAÇÃO
O projecto deverá desenvolver-se em dezoito meses, com adição de seis meses para conclusão dos referidos produtos (manual e filme).