olá

Dezembro 2018
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Turma do 8º ano da Escola Secundária de Moura participa!

As visitas por “bairros” de Moura têm como principal objectivo aumentar o conhecimento da cidade e fortalecer as ligações entre os residentes nas diversas zonas da localidade. São passeios pedestres guiados por pessoas nelas residentes, que dão a conhecer a sua perspectiva sobre a cidade, a vida no “bairro”, os principais locais de convívio e trabalho, aspectos do património construído ou cultural com relevância para que lá vivem, etc.

Para fazer deste um processo alargado, estabeleceu-se que se contactaria escolas, de modo a envolver jovens na construção inicial dos percursos e, consequentemente, na “interpretação” da sua cidade. Foram realizadas então algumas reuniões de trabalho com a Escola Profissional de Moura e a Escola Secundária com Terceiro Ciclo de Moura.

Os alunos e alunas de uma turma do 8º ano da Escola Secundária de Moura, sob coordenação da professora Lúcia Batista (Geografia), realizaram um conjunto de propostas de percursos na cidade, identificando elementos de interesse, com os quais se trabalhará para o desenho das visitas guiadas.

Este trabalho, muito interessante, será prosseguido, no terreno, com a identificação de pessoas que guiarão os percursos e a marcação e preparação das visitas. Agradecemos, desde já, empenho e resultados de todos os que se disponibilizaram para este desafio.

A actividade “Moura ao café”, consistindo em sessões comunitárias a ter lugar em diversas zonas do Centro Histórico de Moura, foi planeada para ocorrer em cafés ou associações, com a participação de pessoas convidadas a falar sobre a cidade e o seu “bairro”, com o objectivo de fortalecer o debate sobre o futuro da cidade e do concelho e de fomentar a realização de actividades em conjunto. A sua realização está em preparação.

“Ideias para construir em conjunto” são acções colaborativos, de iniciativa cívica, que podem ser propostas a partir de outros projectos em curso ou suscitadas por participantes durante a realização de outras actividades inscritas na presente Operação. Para já, associaram-se a esta acção o Núcleo PROVE de Moura (inscrito na Operação Empreendedorismo do mesmo Plano) e a Horta Comunitária de Moura, mas outra ideias estão já em preparação.

“Ateliês de ideias” são momentos de contacto com boas práticas de animação de locais e de cidades, com o objectivo de suscitar dinâmicas locais criativas e inspiradas nos exemplos apresentados. Estão em preparação ateliês sobre “geocashing” e “street art”, entre outros temas.

As “Oficinas temáticas” têm uma natureza socio-profissional, destinando-se a públicos mais especializados, e inscrevem-se na Operação Empreendedorismo, em ligação (como previsto em candidatura) com o Espaço Participativo.

Comments are closed.