Jornal “A Planície” – Edição de 15/04/2015

Publicação31

Unidas pela integração social da comunidade cigana, a ADCMoura e a Câmara Municipal de Moura celebraram a data com um evento que promoveu o conhecimento sobre as práticas culturais ciganas.

1478O projetos Encontros E5G e PARE, ESCUTE, desenvolvidos pela ADCMoura, celebraram o Dia Internacional do Cigano, em colaboração com a Câmara Municipal de Moura.

A iniciativa, que teve por objetivo sensibilizar para as dificuldades e estigma social enfrentados pela comunidade cigana, promoveu uma verdadeira experiência intercultural, onde o convívio e a partilha de vivências aproximaram a comunidade não-cigana do concelho deste grupo minoritário.

Realçamos o importante contributo de Bruno Gonçalves, Olga Mariano, Piménio Ferreira, Vanessa Matos, Adérito Oliveira, Jeremias Barão e Mário Wilson Ferreira que com os seus exemplos de vida inspiraram a plateia. Os seus relatos, além de demonstrarem aos mais jovens a importância da continuidade dos estudos, comprovaram que qualquer individuo, independentemente do seu grupo de origem, tem oportunidades e capacidades para fazer a diferença dentro da sociedade.

O programa contemplou uma exposição de fotografia, intitulada “Olhares Ciganos”, que estará aberta ao público até 17 de abril, no Cineteatro Caridade. Do programa constaram ainda uma ação de formação para a diversidade, “História e Cultura Cigana – Romed 2”, direcionada para auxiliares de ação educativa, e um serão cultural que incluiu a peça de teatro “O Poder da Oração”. Infelizmente, a participação de Nininho Vaz Maia não se concretizou por razões alheias à organização do evento. No entanto, contaremos com a sua presença num evento a organizar nos próximos meses. Ainda no âmbito do Dia do Internacional do Cigano, realiza-se no dia 11, às 11:00, um culto da Igreja Evangélica, aberto a toda a comunidade.