Jornal “A Planície” – Edição de 15/07/2015

Desde Outubro de 2014 que a ADCMoura e a Rota do Guadiana centram os seus esforços na luta contra estereótipos, preconceitos, atitudes discriminatórias e rumores sobre a comunidade cigana da região fornecendo, para tal, respostas corretas sobre as suas motivações sociais e o seu quotidiano.

O Projeto PARE,ESCUTE, OLHE (PEO) constitui uma oportunidade para, através da mobilização e do envolvimento da população, contrariar a estigmatização da comunidade cigana, contribuindo para uma imagem positiva da multiculturalidade existente na região. São 5 as ações que integram o Projeto PEO. Cada uma delas procura promover a valorização da diversidade cultural e da coesão social através da desconstrução de estereótipos, preconceitos e rumores sobre a população cigana e alterar a perceção, os pensamentos, os comportamentos e as atitudes negativas face às comunidades ciganas dos concelhosde Moura e Serpa.

O Basta!, cuja visibilidade e proximidade junto do publico é sustentada pelo site  (adcmoura.pt/pareescuteolhe) e perfil do PEO no Facebook (facebook.com/ProjetoPareEscuteOlhe). Com conteúdos regulares que  privilegiam a partilha de informações positivas e a desmistificação de falsas ideias a ação revela-se essencial para o diálogo intercultural. Os #SonhosReais da Isaura e do Mário transmitem mensagens distintas que apelam à reflexão, para que se criem condições para a integração social da comunidade cigana e a vivência intercultural de forma aberta, plena e saudável.

O Caminhando motivou um grupo de jovens ciganos para encontros, mais conscientes e comprometidos, com a sociedade que os envolve, em questões ligadas ao preconceito e à discriminação. Junto de 72 alunos do Agrupamento de Escolas de Moura este grupo de jovens partilhou a história e a tradição do povo cigano, deu a conhecer as suas experiências e expetativas pessoais, aproximou-se do público para o sensibilizar para a perceção do preconceito que atinge as suas famílias.

Viver é necessariamente conviver. Só através da interação com os outros, poderemos conseguir a plena realização. E foi assim que no dia 22 de Junho a iniciativa De Pleno Direito promoveu 2 encontros com a comunidade cigana de Moura e Serpa. Piménio Ferreira, investigador do Instituto Tecnológico Nuclear, e Mário Wilson, mestre em Direito e Advogado, foram os 2 convidados desta ação. As intervenções destes 2 jovens ciganos, integrados social e profissionalmente, incentivaram à construção de uma consciência acrescida sobre as competências pessoais e sociais necessárias para o que é ser cidadão. As suas experiências pessoais mostraram à comunidade cigana que é possível preservar a cultura e a tradição da comunidade trabalhando a cidadania numa tríade, de contexto pessoal, profissional e institucional, onde todos possuem direitos e deveres fundamentais, enquanto cidadãos.

SONY DSC

Ação  “Direitos e Deveres”, 22 de Junho, Serpa

 

O Conhecer para Intervir retomou a sua atividade, preparando novos encontros para o inicio do próximo ano letivo. Através de workshops especializados pretende-se garantir que os profissionais de educação, que trabalham com e para alunos ciganos, fiquem melhor preparados (SENSIBILIZADOS, INFORMADOS e FORMADOS) para perceber os diferentes contextos de vida das comunidades ciganas, nomeadamente os hábitos e tradições que podem condicionar a vida escolar dos formandos deste grupo étnico.

O PARE, ESCUTE, OLHE é um projeto desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento do concelho de Moura e Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, Programa Cidadania Ativa/EEA Grants, apoiado pelos Governos da Noruega, Islândia e Liechtenstein.