Ciganos, as relações intrafamiliares

O pouco que a sociedade portuguesa conhece da comunidade cigana em Portugal resume-se aos maus exemplos noticiados pela comunicação social. Por que razão não lográmos ainda alcançar uma convivência amigável com uma comunidade que chegou ao país no séc. XV? Afinal o que é que nos afasta da comunidade cigana? Que valores familiares partilhamos? O que nos distingue?

No que concerne ao quotidiano do lar, as famílias ciganas da comunidade valorizam o domínio de si, a autonomia e a curiosidade e também a segurança e responsabilidade, com uma valorização da ordem, da limpeza e da disciplina.

As relações dentro da família cigana assenta em valores culturais que focam o respeito e o não abandono dos mais velhos, o carinho e o não abandono das crianças e a solidariedade com as famílias em dificuldades e os doentes.

Em relação às crianças, os pais demonstram grande compreensão e tolerância face às atitudes e comportamentos procurando, na medida do possível, explicar-lhes a razão de um “não” quando um comportamento ou um pedido da criança não pode ser tolerado ou atendido. As crianças são deixadas a brincar livremente, explorando o ambiente envolvente com a supervisão de um adulto quando as suas idades se situam entre um e quatro anos, verificando-se a eventual intervenção do adulto na mediação de um conflito, ao mesmo tempo que existe uma preocupação em demonstrar o que está errado no comportamento da criança. Os progenitores evidenciam uma preocupação com a explicação da realidade às crianças, não procurando impor a sua vontade de adulto sem uma explicação prévia das suas razões, demonstrando doses elevadas de compreensão e paciência.

Os idosos são os merecedores da mais alta estima e respeito, sendo tratados como os detentores da sabedoria, da experiência de vida acumulada e os seus conselhos são ouvidos pelos jovens e adultos como sendo a voz do conhecimento aprendido na prática da vida e no dia-a-dia. Quando existe um problema familiar mais sério a palavra dos idosos é a que fala mais alto. São cuidados com dignidade e muito carinho pelos demais e esta forma de tratamento faz com que se mantenham lúcidos até o final de sua vida.

Assim como não abandonam as crianças, os ciganos jamais abandonam os seus velhos. E estes são apenas alguns exemplos, dos vários que podemos encontrar neste povo cigano, um povo que tem uma cultura milenar, e que mesmo sendo excluído, partilha valores com a nossa sociedade.

You may also like...